A produção da safra da cebola de 2022 e 2023 de Santa Catarina ultrapassou as 550 mil toneladas. Segundo o Epagri, a safra foi a maior dos últimos seis anos. A expectativa é que o valor total da produção supere R$ 1 bilhão, batendo recorde no Estado.
A produtividade é um dos motivos para o resultado positivo, que superou 31 mil quilos por hectare. O resultado é o melhor desde 2012/2013. Os dados do Observatório Agro Catarinense também aponta que a área plantada aumentou cerca de 0,6% e produtividade avançou 11%.
Condições climáticas
De acordo com o analista de socioeconomia e desenvolvimento rural do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), Jurandi Gugel, a boa produção foi alcançada devido aos aspectos climáticos favoráveis. Ele explica que, apesar de um problema de baixas temperaturas na segunda quinzena de outubro e primeira quinzena de novembro, a partir da metade daquele mês e até o final do ciclo da cultura as temperaturas foram elevadas e com muito sol.
Preço
Jurandi afirma que, no final de outubro e começo de novembro, os produtores chegaram a vender cebola por mais de um dólar o quilo, o que é um valor bem acima do registrado na mesma época nas duas safras anteriores.
“Com o passar dos meses, com a oferta maior da safra catarinense no mercado, o valor foi se adequando a patamares mais equilibrados entre oferta e procura, havendo redução de preços. De qualquer forma, nos meses de janeiro, fevereiro e início de março sempre estiveram acima do custo de produção estimado para Santa Catarina. Então, no conjunto, nós temos uma situação muito positiva para o produtor”, explica Jurandi.