É isso mesmo que você leu, vou tentar esclarecer pra você, o porquê você deveria se preocupar menos com as eleições, e mais com seus ativos investidos.
Falo aqui como Investidor e Consultor de Investimentos, vejo pelos meus clientes que a maioria das pessoas se importa demais com as eleições, e de menos com os ativos em que investem. Existe um medo real de que o Brasil se torne uma Venezuela ou Argentina.
Mas a verdade é que com um Senado e um Congresso conforme o que foi eleito, isso será muito difícil de se concretizar (ao menos nos próximos 4 anos), além disso, exigirá de um eventual governo Lula uma posição mais ao centro, e menos de esquerda.
Ao investir, precisamos focar no que realmente importa a longo prazo, que é escolher bons ativos, a bons preços. Isso é o que eu defendo. E ignorar todo ruído de curto prazo.
Não estou menosprezando as eleições, nem a influência delas na cotação dos ativos, elas influenciam sim, porém, apenas a curto prazo.
A longo prazo, o que realmente importa é o crescimento de receita e lucro das empresas. Ou seja, o principal, sempre é, e sempre será, a empresa, e não o cenário político. Boas empresas sobrevivem mesmo em períodos adversos.
Um dado curioso sobre a relação entre a bolsa e as eleições, em 4 das últimas 5 eleições, o Ibovespa caiu nos 6 meses que antecederam as eleições, para nos 6 meses posteriores subir de forma expressiva. Acredito que independente do próximo presidente, esse movimento poderá se repetir.
Me permita explicar agora, o porquê acredito que esperar a eleição passar pode ser tarde demais para investir.
Pode não parecer, mas estamos vivendo uma tempestade perfeita para o investidor de bolsa de valores.
Neste momento, as ações da bolsa estão apresentando lucros recordes, endividamento baixo, em uma economia local forte.
Soma-se a isso também uma provável queda de juros pelo Banco Central em 2023, o que deve ajudar a bolsa.
Mas nada disso está refletido no preço das ações. Os investidores estão com medo demais da eleição para olhar pra bolsa.
E você não precisa ser nenhum especialista para saber que as ações estão baratas, basta olhar para os dividendos. Muitas empresas estão pagando um caminhão de dinheiro em dividendos, ou, recomprando suas próprias ações por julgarem que estão muito descontadas.
É justamente nesses momentos em que há grandes incertezas, que os melhores negócios são feitos.
Termino este artigo com uma frase do Warren Buffett: “A maioria das pessoas se interessa por ações quando todo mundo está interessado. O momento de interessar-se é quando ninguém mais se interessa. Não se ganha dinheiro comprando o que é popular.”
* As informações divulgadas e opiniões expressas pelos nossos colunistas neste site são de total responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente o ponto de vista do Empreendasc.