Search

O design do seu escritório pode ser o responsável pelo seu estresse

Resolvi escrever esse artigo em uma segunda feira, para começar te fazendo uma pergunta: São 11:08 da manhã. Nessas 03-04 horas que você trabalhou essa semana, você se sentiu estressado em algum momento? Tenho certeza que muitos de vocês dirão que sim.

Essa é a realidade da maioria das pessoas, e por algum motivo, tendemos a tratar isso com normalidade. Em 2020, A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmava que o estresse no trabalho era doença mais comum. As causas para isso certamente são inúmeras: problemas na vida pessoal, excesso de trabalho, cobrança, um ambiente de trabalho mal projetado.. tudo isso gera ansiedade (inclusive, o Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo), e consequentemente estresse.

Então, como combater isso? Com Neuroarquitetura!

A Amigdala cerebral, uma estrutura cerebral que faz parte do sistema límbico, é ativada quando estamos em contato com volumetrias pontudas. Quando ativada, é responsável por gerar estresse e ansiedade.

Então, será que o design do seu escritório pode estar te deixando mais estressado?

Existem de fato, diversos estudos demonstrando uma preferência por objetos curvos, e isso acontece muito provavelmente pois objetos pontudos tendem a ser interpretados pelo cérebro como ameaças. Porém, ao estudar formas, assim como quando estudamos as cores, precisamos levar em consideração a experiência que temos com isso, o que esse objeto significa para nós.

Podemos ter experiências positivas, como com um bolo de aniversário, experiências neutras, como com uma mesa, ou experiências negativas, que representam perigo e ameaçam nossa sobrevivência, como com uma cobra, por exemplo.

Quando vemos uma cobra, nossa amigdala é ativada de qualquer modo, mesmo que o formato da cobra seja arredondado, e isso acontece porquê quando o cérebro é exposto a diversos estímulos (formato, experiência..), ele tende a priorizar a resposta para a demanda mais crucial em termos de sobrevivência, que no caso desse exemplo é se proteger.

Já em casos de objetos com os quais temos uma experiência positiva ou neutra, como com uma mesa de trabalho, o formato faz sim toda a diferença, pois não existe nenhuma experiência emocional negativa com esse objeto, de modo que seu cérebro vai priorizar responder a demanda da forma pontiaguda, pois essa é a única ameaça que ele reconhece.

Por isso, a dica é priorizar sempre formais mais curvas, em móveis, pinturas, paginação de piso, para garantir que o seu escritório possa gerar um impacto positivo no seu bem estar.

Faz sentido para você? Como você acha que seu escritório te afeta hoje: de forma positiva ou negativa? Conta aqui nos comentários, vou adorar saber!


Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Avanços da ProWay em 2024

ProWay celebra avanços sociais em 2024 e revela planos inovadores para 2025

Notícias
Prêmio Mulheres Inovadoras

Empreendedoras catarinenses transformam inovação em reconhecimento nacional

Empreendedorismo
Marco Merini e seus restaurantes

Marco Merini: Estratégias e Sabores que Conquistaram Blumenau e Região

Destaques
Melhor indústria de laticínios

Tirolez é a Melhor Indústria de Laticínios para Trabalhar em 2024

Notícias
Tecnologia de precificação dinâmica

Como a Me2 Rentals Dobrou o Faturamento em Aluguéis de Temporada

Notícias