Search

Inovação no setor público em SC

Mais do que os empreendimentos privados no segmento da tecnologia, os entes públicos de Santa Catarina também estão vinculando suas ações para uma gestão mais assertiva e ágil na resposta às demandas da comunidade catarinense. E todos nós vamos ganhar com isso!

Estado que investe na inovação

Santa Catarina é reconhecido pela sua atuação em gerar novos negócios e potencializar áreas diversas da economia, tais como o turismo; a agricultura e a indústria, entre outros. Esse perfil característico do empreendedor catarinense fez com que o estado se tornasse referência nessas e em outras áreas produtivas.

No entanto, a primazia de acompanhar o dinamismo que a tecnologia e a inovação trouxeram para o mundo, faz com que Santa Catarina seja, atualmente, um polo da área no Brasil. Isso fica comprovado com empresas e startups que são protagonistas no desenvolvimento de tecnologias e soluções em inovação para clientes do país e até do Exterior.

Geração de negócios e fomento à educação

E muito desse cenário atual, tem relação com políticas públicas locais geradas para o fomento à Ciência, a Inovação e à Tecnologia. Essa ação como estratégia de Estado, mais do que política pública governamental, já tem gerado novas perspectivas reais no cotidiano da vida econômica do estado.

Cada vez mais há profissionais capacitados para atividades que são demandadas na atual economia global vinculada à tecnologia. Esse direcionamento de ação dos poderes públicos de Santa Catarina, seja por meio de legislação, como a de inovação própria, bem como a Política Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, tem feito a diferença, pois beneficia que empreendedores optem por investir seus projetos em Santa Catarina

Habitats de inovação

O posicionamento do setor público consolida ainda mais para Santa Catarina ser um polo em tecnologia e inovação. O estado tem estabelecido os chamados habitats de inovação. Trata-se de espaços em locais estratégicos em que se gera conhecimento para o desenvolvimento de soluções que atenderão o que o mercado procura.

Até 2021, Santa Catarina contava com várias dezenas de habitats de inovação consolidados. Eles estão divididos em centros de inovação, parques tecnológicos, coworkings, espaços make, incubadoras, pré-incubadoras, núcleos de inovação tecnológica, aceleradoras e distrito criativo. A perspectiva é que mais habitats sejam criados, desenvolvendo produtos e serviços que acompanhem a evolução tecnológica.

Inova em Santa Catarina

E essa visão diferenciada de pensar Santa Catarina como polo em inovação não valida apenas incentivos para fomento de empreendimentos que trabalhem com este segmento. A própria administração pública e, demais poderes, atuam em convergência com o que é desenvolvido em inovação para oferecer uma gestão pública mais eficiente e otimizada nas respostas à sociedade.

Um exemplo é a implementação do programa InovaGovSC que, lançado no ano passado, tem como objetivo a cooperação técnica entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do estado, a fim de produzir ações que, tenham como base a inovação, para realizar melhorias em serviços públicos.

Essas representações já vinham realizando iniciativas com foco na evolução de seus serviços à sociedade. Entre elas, a capacitação de servidores para otimizar os processos realizados, assim como a efetivação de proposições para diminuir a burocracia nos processos públicos.

E o que isso traz de ganhos para Santa Catarina?

Ora, a perspectiva de mais crescimento para Santa Catarina!

Com os poderes públicos aperfeiçoando sua relação com a população por meio da inovação tecnológica, cristaliza-se uma relação mais democrática, transparente e com menos burocracia na sociedade.

Isso permitirá que novos empreendimentos sejam criados, mais negócios sejam fechados, resultando em melhores serviços para toda a comunidade do estado.

Ou seja, se Santa Catarina já é protagonista pelo empreendedorismo da iniciativa privada, com o setor público caminhando lado a lado com a inovação, todos os segmentos da economia crescerão.

Enfim, certamente, nos próximos anos teremos mais boas novas em inovação e progresso para o nosso estado!


Assista agora:
Empreendasc cast com Fabio Peçanha Ricci

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

investidor anjo Rafael Silva

Investidores que Transformam: A História Inspiradora de Rafael Silva

Destaques
EmpreendaSC Talk em Blumenau

3° EmpreendaSC Talk Reúne Empreendedores em Blumenau para uma Noite de Conhecimento e Relacionamento

Empreendedorismo
VA_9449

Blumenau Sedia a 3ª Edição do EmpreendaSC Talk – Um dos Maiores Eventos de Empreendedorismo da Região!

Empreendedorismo
Paytrack capta R$ 240 milhões

Paytrack capta R$ 240 milhões e planeja expansão global

Notícias
Mutirão para MEIs, regularização MEI Blumenau, MEI pendências fiscais, Prefeitura de Blumenau, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atendimento MEIs, microempreendedores individuais, pontos de atendimento MEI, Simples Nacional MEI, economia local.

Mutirão para Regularização de MEI em Blumenau: Garanta Suas Contas em Dia

Notícias