Search

Trump exige que empresas de IA cubram custos de energia para evitar aumento de tarifas

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que as empresas de inteligência artificial (IA) deverão cobrir integralmente seus custos de energia. A medida visa evitar o aumento das tarifas de eletricidade para residências.

Trump afirmou que o governo começará a trabalhar com a Microsoft para abordar a questão, conforme publicação em sua rede social, Truth Social.

Sobrecarga na rede elétrica

A crescente demanda por eletricidade dos data centers, impulsionada pela expansão da IA, sobrecarrega a infraestrutura elétrica dos EUA. A construção de novas usinas e linhas de transmissão pode levar anos, enquanto data centers são ativados em meses.

Projetos de grande escala já elevam os preços da energia, com aumentos de até 36% em estados com alta concentração de servidores. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, alertou em 2024 que a energia se tornaria o maior obstáculo para o crescimento da IA, superando a escassez de hardware.

Reações do setor e do governo

Empresas como a Microsoft estão desenvolvendo infraestruturas próprias de IA. Outras, como OpenAI e xAI, buscam soluções como geradores de energia locais. No Senado americano, parlamentares democratas cobram relatórios de Google e Amazon sobre o impacto de suas operações nas contas de luz.

A tendência é que o setor privado invista em soluções de geração própria para garantir a sustentabilidade da expansão da IA.

O próximo passo é a negociação entre o governo e a Microsoft para definir os termos do financiamento da energia utilizada pela empresa.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Preços do petróleo sobem após ameaça de Trump ao Irã e movimentações no mercado

Economia

Ações dos EUA caem com Intel e tensões geopolíticas, indica Reuters

Bolsa

Bolsas europeias fecham em queda com cautela sobre relações entre Europa e EUA

Bolsa

Ibovespa atinge 175 mil pontos e acumula alta em 2026

Bolsa

Prata atinge US$ 100 por onça e ouro tem melhor semana desde 2008

Bolsa