Search

Sicredi: Uma Jornada de Relacionamento e Crescimento

Nosso convidado de hoje nos apresenta o mundo do cooperativismo.

Arão João da Silva Neto, diretor executivo da Sicredi Vale e Litoral, a primeira cooperativa de crédito do Brasil.

Natural de Itapema, Arão tem 49 anos e é formado em Administração com ênfase em Marketing, pós-graduado em Gestão Empresarial. Segundo ele, sua maior faculdade foi a vida, uma jornada de 33 anos de experiência na instituição financeira, primeiramente atuando em outros bancos como o antigo Besc e Bradesco.

Sua jornada de empreendedorismo começou cedo. Desde criança, já acompanhava o pai nos negócios de locação de casas da família na praia, e já era desafiado pelo pai a fazer contas, calcular trocos, etc. Aos 11 anos, quis vender picolés na praia e aos 14, junto com sua mãe, montou uma banca para vender milho.

Sua jornada na Sicredi nasceu juntamente com a instituição. Por volta do ano de 2008, nascia a primeira Sicredi da região do vale do Itajaí e Litoral, tendo como primeiro colaborador o Arão! Ele pôde acompanhar de perto os desafios e evoluções do sistema bancário que evoluiu como um salto ao longo destes 15 anos de existência da cooperativa.

A Sicredi é uma das 107 cooperativas de crédito que existem no sistema a nível nacional. Arão nos explica um pouco sobre a diferença entre banco e cooperativa e que ambos seguem as mesmas diretrizes financeiras, porém o foco das cooperativas e o que as torna um grande diferencial é o relacionamento e a preocupação com o cliente!

As agências têm vários projetos e benefícios que auxiliam seus cooperados, incluindo o programa de distribuição de cotas que beneficia e gera uma economia considerável a todos.

Atualmente, a Sicredi conta com 36 agências distribuídas em 17 municípios do Vale do Itajaí e Litoral. A meta é chegar em 40 até o final de 2024 e ele já destacou as cidades que serão beneficiadas com a chegada da cooperativa. Para 2025, o projeto prevê cerca de mais 6 novas agências.

Para Arão, ser cooperativa, precisa ser muito além de geração de resultados econômicos apenas, mas sim um relacionamento sólido entre cliente e colaboradores. Hoje, a Sicredi tem agências com atendimento presencial e também a facilidade de resolver determinadas situações por WhatsApp ou telefone. Eles prezam muito por esse contato direto com o cliente o que os torna mais humanizados e gera um grande diferencial.
Alem disso a Sicredi tem um programa que não cobra de seus cooperados pessoa jurídica a taxa de Pix, o que é um benefício vantajoso para o cliente.

O objetivo da Sicredi é crescer sempre e abrir cada vez mais agências para relacionamento com pessoas, mas não crescer para ser maior e sim para ser cada vez melhor!

Confira nosso episódio completo!

Ouça nosso conteúdo no spotify

Confira as fotos

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Governança empresarial prática

Governança Empresarial Prática: Inovação e Crescimento

Destaques
Expansão de estrutura logística Menegotti

Grupo Menegotti expande estrutura logística para reforçar competitividade

Notícias
Empresas catarinenses no ranking Valor 1000

Santa Catarina se Destaca com 44 Empresas Entre as Maiores do Brasil

Notícias
Criado por inteligência artificial

O futuro já chegou: Por que todo empreendedor precisa estar atento ao desenvolvimento das I.A.’s

Colunas
Porto Itapoá opera três navios

Porto Itapoá aumenta eficiência operando três navios ao mesmo tempo

Notícias