DAVOS, SUÍÇA (Reuters) – O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, comentou a situação envolvendo a Groenlândia e as relações comerciais com países europeus, em Davos, na Suíça, nesta terça-feira, 20 de janeiro de 2026.
Bessent expressou confiança em uma solução entre os Estados Unidos e países europeus sobre a questão da Groenlândia, minimizando a preocupação sobre uma possível guerra comercial.
No sábado anterior, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas sobre importações de países europeus que se opõem à tomada da Groenlândia pelos Estados Unidos, território autônomo do Reino da Dinamarca.
Líderes europeus afirmam que a medida violaria um acordo comercial firmado com Trump no ano passado. Uma cúpula de emergência em Bruxelas está agendada para quinta-feira para discutir uma possível retaliação.
Possíveis Tarifas
Uma opção considerada é um pacote de tarifas sobre 93 bilhões de euros em importações dos EUA, com entrada em vigor em 6 de fevereiro, após suspensão de seis meses.
Bessent afirmou que uma solução será encontrada para garantir a segurança nacional dos Estados Unidos e da Europa.
Questionado sobre a possibilidade de uma guerra comercial prolongada, Bessent respondeu que é preciso “acalmar a histeria”.
Trump tem reiterado que busca a posse da Groenlândia, enquanto líderes da Dinamarca e da Groenlândia afirmam que a ilha não está à venda.