O presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu mediação para conversas entre Israel e Irã, conforme comunicado do Kremlin divulgado nesta sexta-feira, 16. A iniciativa surge em meio a tensões regionais, com o diretor da agência de espionagem israelense Mossad, David Barnea, reunindo-se com autoridades americanas para tratar da situação.
Putin conversou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sobre a situação no Oriente Médio e no Irã. Moscou se mostrou disposta a mediar e promover um diálogo construtivo. Ficou acordado manter contatos em diversos níveis.
Reunião nos EUA
Simultaneamente, o diretor do Mossad, David Barnea, se encontrou em Miami com o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff. A reunião abordou a situação no Irã e uma possível ação militar americana, segundo fontes. A viagem de Barnea ocorreu após telefonema entre o presidente americano, Donald Trump, e Netanyahu, no qual o premiê israelense solicitou que a ação militar fosse adiada.
Witkoff é responsável pelo contato com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi. Não foi confirmado se Barnea se encontrará com Trump.
Os próximos passos das tratativas ainda não foram divulgados.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp