A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (14) a segunda fase da Operação Compliance Zero, desta vez mirando o Banco Master e o empresário Daniel Vorcaro.
As investigações apuram crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de dinheiro.
Mandados de Busca e Apreensão
As autoridades cumprem 42 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Também foram determinadas medidas de sequestro e bloqueio de bens e valores, que ultrapassam R$ 5,7 bilhões.
A operação visa interromper a atuação da organização criminosa e recuperar ativos.
Contexto da Investigação
Daniel Vorcaro, preso em novembro enquanto tentava embarcar para o exterior, está em prisão domiciliar. A defesa do empresário afirmou que ele tem colaborado com as autoridades.
A primeira fase da Operação Compliance Zero, em novembro, investigou a concessão de créditos fraudulentos, com possíveis perdas de R$ 17 bilhões. Em março de 2025, o BRB tentou comprar o Master, mas o Banco Central barrou a negociação. Em novembro, a instituição de Vorcaro teve a falência decretada.
O inquérito sobre o Banco Master segue em andamento.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp