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O poder de conectar marcas a pessoas através de boas histórias 

Todo mundo tem na memória alguns comerciais que marcaram fases da vida ou, vez ou outra, se pega cantarolando uma música que ouviu em algum. E quem não se emociona ou se diverte nos fins de ano ou nas vésperas de Copas do Mundo com comerciais feitos especialmente para as datas? As pessoas tendem a se conectar mais facilmente com as marcas, quando são envolvidas por uma história, independentemente de onde ela é contada, o que faz do que chamamos de storytelling uma técnica atemporal e aplicável a qualquer situação em que se queira oferecer algo a um público.

Seja qual for o cenário publicitário, duas coisas nunca deixarão de ser importantes: a primeira é a criatividade e a segunda é a capacidade de contar uma boa história. Por isso, neste dia 1º de fevereiro, em que comemoramos o Dia do Publicitário, é importante destacar esses dois atributos que ajudam a moldar a carreira de um profissional.

Desde muito tempo, o ser humano tem utilizado a narração de histórias como forma de comunicar, transmitir valores, ensinamentos e experiências de geração em geração. Na publicidade, essa técnica é habilmente empregada para envolver os consumidores em uma narrativa que vai além das características do produto ou serviço anunciado, buscando conectar-se com os desejos, aspirações e preocupações do público-alvo. Ao invés de simplesmente listar os benefícios dele, a publicidade os contextualiza dentro de uma história envolvente. 

É possível vender um detergente dizendo que ele remove manchas, mas ele se torna mais atrativo frente aos concorrentes quando se conta a história de uma pessoa lutando para manter as roupas de sua família impecáveis, destacando como o produto a ajudou a superar desafios do dia a dia. Da mesma forma, mostrar como o acesso ao ensino pode ser a realização do sonho de um jovem e como isso irá mudar a vida dele, chama mais atenção do que apenas anunciar que estão abertas as inscrições em uma universidade.

Quando uma história ressoa com as experiências e emoções do consumidor, ela se torna memorável e inspira uma resposta emocional, o que pode influenciar positivamente suas decisões de compra. 

Com o surgimento de novas plataformas e mídias, as marcas têm mais oportunidades do que nunca para contar suas histórias de maneiras inovadoras e envolventes, pois passam a ter mais espaços para chegar a seus públicos de maneira segmentada e rápida. 

Ainda nesse contexto, a habilidade de contar boas histórias se torna ainda mais fundamental na publicidade. Com as pessoas saturadas de mensagens de marketing, é a capacidade de envolver emocionalmente o público que faz com que uma marca se destaque e seja valorizada pelos consumidores. Histórias bem contadas têm o potencial de construir conexões duradouras com o público-alvo.

Sobre a Seven

Uma das agências de comunicação de maior referência no Sul do país, a Seven atua com uma estrutura integrada para entregar ao cliente soluções de ponta a ponta, visando a conexão com o consumidor e o desenvolvimento de novos negócios. São mais de 40 profissionais multidisciplinares desenvolvendo soluções de comunicação para toda a jornada do cliente, com ativação em todos os formatos de mídia, para clientes em todo o país. Fazem parte do portfólio da agência empresas como Uniasselvi, Oster, Sistema Ailos, Viacredi, Habitat Construtora e Thabrulai Alimentos.

Fonte: Francieli Correa – TREVO COMUNICAÇÃO

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