Search

Microsoft fornece chaves criptográficas do Windows a autoridades mediante ordem judicial

A Microsoft confirmou que pode fornecer chaves criptográficas do Windows a autoridades mediante ordem judicial. A informação foi divulgada em janeiro de 2026.

A companhia armazena cópias das chaves criptográficas do Windows 11 em seus servidores. Essas chaves são relacionadas ao BitLocker, recurso de segurança do sistema operacional que criptografa unidades de armazenamento.

BitLocker e acesso a dados

A posse das chaves criptográficas do BitLocker pode garantir acesso total aos dados protegidos. O sistema, presente desde o Windows Vista e Windows Server 2008, criptografa unidades inteiras, não apenas arquivos ou pastas específicas.

Ao usar uma conta Microsoft no Windows 11, o sistema vincula a chave criptográfica do BitLocker à conta e faz backup na nuvem. O backup não é feito quando o usuário salva a chave localmente.

A Microsoft revelou à Forbes que forneceu chaves criptográficas de três notebooks com Windows a autoridades americanas em 2025, após solicitação do FBI.

A Forbes informou que a Microsoft recebe cerca de 20 solicitações do tipo por ano. A empresa atende apenas às solicitações que envolvem chaves armazenadas nas nuvens.

A Microsoft declarou que os usuários podem gerenciar suas chaves, escolhendo o backup em nuvem ou local.

Como desativar o backup de chaves

No Windows 11 Pro, a configuração de backup de chaves pode ser alterada no Painel de Controle, em Sistema e Segurança, na seção Criptografia de Unidade BitLocker. É possível escolher salvar o backup em um arquivo, não na conta Microsoft.

No Windows 11 Home, uma alternativa é configurar o sistema para fazer login com uma conta local. Para isso, o usuário deve ir em Configurações, Contas, Suas informações e clicar em Entrar com uma conta local. O sistema solicitará o backup local da chave.

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Will Bank e o fim da ‘era café com leite’ para as fintechs

Investimentos

Claroty recebe US$ 150 milhões em rodada de investimento para expansão

Investimentos

BORA anuncia Ricardo Podval como novo CSO

Startups

Apple deve apresentar Siri reformulada com Gemini em fevereiro de 2026

Tecnologia

Microsoft libera correção de emergência para falhas no Windows 11

Tecnologia