Search

Fed: Dirigente alerta para alta da inflação se autonomia do banco central for ameaçada

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou que cortes nos juros nos Estados Unidos dependem do controle da inflação, e alertou sobre os riscos de se atacar a independência do banco central. A declaração foi dada em entrevista à CNBC, após a divulgação de dados sobre o mercado de trabalho.

Goolsbee destacou a solidez do mercado de trabalho americano e reiterou que o foco do Fed é levar a inflação à meta de 2%. Ele indicou que cortes nas taxas de juros são possíveis, mas condicionados aos dados econômicos. O dirigente mencionou que dados recentes sugerem uma possível diminuição do impacto de tarifas, mas que a inflação de serviços ainda demanda atenção.

Autonomia do Fed

Goolsbee também abordou o debate sobre a autonomia do Fed. Ele advertiu que atacar a independência do banco central pode resultar em aumento da inflação. O dirigente enfatizou a importância de o Fed cumprir seu mandato, sem se preocupar com outras questões.

A próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) ocorrerá em data a ser definida, onde serão avaliados os próximos passos da política monetária americana.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Black Friday impulsiona alta de 1% nas vendas do varejo em novembro

Mercado Financeiro

Índice Empire State: atividade industrial em NY sobe em janeiro

Indústria

Preços de importados dos EUA sobem de setembro a novembro, revela relatório

Internacional

Produção de veículos cresce 3,5% em 2025, abaixo do esperado, mostra Anfavea

Indústria

Porto de Santos bate novo recorde de movimentação de cargas em 2025

Logística