Search

Faça isso no seu atendimento e conquiste clientes.

O último final de semana foi incrível. Depois de passar algum tempo com meus primos em um sítio em Aurora, o final de sábado não terminou tão bem assim. Descendo uma estrada de pedra carregando meu filho de 7 anos nas costas, acabei torcendo o tornozelo e caindo. Tudo certo com o Mateus. Mas não com o meu tornozelo

No domingo fui até um Pronto atendimento em Blumenau, me deram algumas recomendações e pediram para procurar uma clínica especializada na segunda de manhã.

Não temos tantas opções na cidade e comecei a pedir indicações nos grupos de Whatsapp. Olha como são as coisas. Algumas pessoas diziam “não vai na clínica X pois fui muito mal atendido lá”, “Vai na clínica Y por que lá eles vão te dar atenção”. Além dessas opiniões, fui ver as estrelinhas no Google.

Decidi por ir em uma clínica nova e bem recomendada pelos familiares e pelos clientes. Entrei em contato na segunda feira e me informaram que precisaria vir na terça pois o médico especialista só atendia na terça. Então voltei para a outra opção, aquela não tão recomendada.

A partir daqui começa uma chuva de emoções no atendimento. Gosto de prestar atenção nos detalhes. Presto atenção na abordagem, na fala, no jeito, no rosto, na organização e outras coisas mais. Entrei na clínica mancando muito. O segurança que fica na porta, com o rosto sério e fechado perguntou “quer uma cadeira?”, falei não precisa, obrigado. Mais à frente eram duas recepcionistas. Fui atendida por uma que era bem simpática. Já a outra, sentada a menos de um metro dela, não demonstrava essa empatia em um lugar cheio de pacientes com dores. Ela carregava um semblante fechado, sobrancelha cerrada com olhar de poucos amigos e disse em voz alta, “Fulano ou responsável” com o olhar fixo nas fichas preenchidas por ela. Assim que o paciente veio, sem mesmo olhar para o rosto dele, ela marca nas duas fichas um X onde ele deveria assinar e diz “assina aqui e aqui e pode aguardar”. Em nenhum momento ela olha para o paciente. Saindo dali fui fazer uma ressonância em outra clínica.

A coisa mudou muito. Fui atendido pela Elís. Uma moça muito, mas muito simpática. Ela me buscou na recepção para fazer o exame e disse, “ Oi André, vamos lá fazer o seu exame?” . Ela demonstrava um semblante leve, um sorriso genuíno que transmitindo tranquilidade. Minha esposa estava comigo e eu carregava alguns papeis e meu celular. Ela disse, “André, se quiser pode deixar esses documentos com a sua esposa, não vamos precisar agora”, e seguimos os corredores da clínica rumo ao exame. Fui andando devagar com uma bota de imobilização. Ela foi me acompanhando e conversando comigo SEMPRE me chamando pelo meu nome. Perguntou se eu sentia dor e se a bota não estava pesada. Sempre demonstrando preocupação.

Chegamos em uma sala com armários e ela me deu a roupa adequada para o exame e disse que eu precisaria me trocar e deixar todos os pertences ali pois não poderia entrar com nada na sala do exame. A conversa sempre ocorria com olho no olho, sorriso e sempre usando meu nome.

Troquei de roupa e deixei lá tudo que carregava menos uma das coisas mais importantes que é meus óculos com super lentes de 10 graus de miopia. Sem eles não sou nada. Deitei na maca e ela disse, “André durante o exame vou precisar que tire os óculos, tudo bem? Posso guardar pra você? Claro eu disse. Na saída ela disse “Quer que eu devolva seus olhos? ” Rimos e eu disse que sim. “Agora podemos ir por que já tem uma pessoa lá fora perguntando por você. ” Mais algumas cenas como essa se passaram e ao final eu agradeci e disse para ela que o atendimento dela foi muito gentil e simpática em todo meu acompanhamento. Disse, “foi incrível”. Quando saí, minha esposa disse que ela já tinha recebido elogios de um outro paciente. Confesso que, se precisar, volto lá. Já a primeira clínica, quero ter oportunidade de conhecer outra na próxima vez que precisar.

Algumas pessoas estão preparadas, outras não. Algumas gostam, outras não. Recepcionista e atendente devem primeiro de tudo gostar de lidar com pessoas. Afinal, elas são o primeiro rosto da empresa que nos encontram. Parece um cargo simples, mas é preciso de muita inteligência emocional envolvida para assumir um cargo tão importante.

As vezes o básico bem feito encanta.


* As informações divulgadas e opiniões expressas pelos nossos colunistas neste site são de total responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente o ponto de vista do Empreendasc.


Assista agora:
Empreendasc entrevista com Eduardo Lara

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Desempenho das ações dos EUA

Desempenho das Ações dos EUA Impactado por Lucros da Tecnologia

Notícias
Marcas preparadas para o futuro no Brasil

As Marcas Mais Preparadas para o Futuro no Brasil

Notícias
Experiência imersiva na Schneider Electric para jovens

Experiência Imersiva na Schneider Electric para Jovens em Blumenau

Notícias
Encontro de Negócios Empreendasc em Blumenau

5º Encontro de Negócios Empreendasc em Blumenau: Liderança e Networking em Alta

Empreendedorismo
comunicação de proposta de valor

Marcas com Boa Comunicação Atraem Mais Investimentos, Aponta Estudo

Notícias