José Alberto Lopes da Silva é um exemplo de empreendedor que buscou resolver uma dor do mercado e apostou em um empreendimento inovador para o segmento pet. Ao passo que o setor é um dos que mais cresce no Brasil – só no ano passado teve um aumento de quase 15% em relação a 2021, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB) – ele lançou, há quase dois anos, a Tosa Tech, empresa focada em oferecer equipamentos para pet shops. A empresa que comercializa máquinas, sopradores e acessórios para tosa, sentiu a mudança no comportamento do cliente, que passou a comprar mais pela internet. Para a manutenção do seu negócio, Alberto precisava buscar novas alternativas de atuação. Focado em potencializar os serviços, mirou na necessidade de uma loja online e, para aumentar ainda mais a quantidade de clientes e o mix de oportunidades, iniciou em fevereiro deste ano o serviço de afiação de tesouras e lâminas.
“Percebi que a maioria dos donos de pet shops na região trabalha sozinho e não tem tempo para levar os materiais de uso diário para manutenção. Daí surgiu a ideia do atendimento home care, no qual nós levamos esse serviço de afiar tesouras e lâminas in loco ao cliente”, explicou Alberto. Foi quando veio a oportunidade de inscrever o empreendimento no programa Agentes Locais de Inovação – (ALI) Produtividade, solução do Sebrae/SC voltada ao microempreendedor e empreendedor da pequena empresa, que visa aumentar a produtividade e a competitividade através de soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.
Dentro do programa, o empreendedor teve acesso a um levantamento realizado pelo Observatório do Sebrae, identificando mais de 300 clientes potenciais ao serviço que o Alberto estava disponibilizando. Com os dados em mãos, foi feito um mapeamento e a criação de um roteiro nos bairros para que os estabelecimentos pudessem receber a visita do home care. “Já no primeiro mês após a criação dos roteiros, o faturamento com manutenções dobrou, houve um aumento de 15% na reativação de clientes e crescimento de 100% na quantidade de trabalho executado”, explicou Simony Oliveira, agente ALI que acompanhou a empresa no programa.
Para o empresário, a participação no ALI foi determinante para ajudar a empresa a estabelecer as metas, traçar os caminhos e executá-los para alcançar os objetivos. “Às vezes a gente percebe que está precisando promover alguma melhoria no negócio, mas acaba colocando outras coisas na frente e fica patinando em cima daquela necessidade”, lembra. Mateus Manoel Baad Floriano, auxiliar administrativo que é o braço direito do Alberto no negócio, ressalta o quanto o ALI ajudou na jornada online da empresa. “Fizemos nossa loja virtual, colocamos produtos em marketplaces, potencializamos os comentários nas plataformas digitais – ou seja, cresceu a procura pelos nossos produtos. Além disso também temos no nosso radar a plotagem do carro. O ALI nos ajudou muito nesse sentido, de nos auxiliar com o foco naquilo é vai trazer retorno para a empresa”, comenta Mateus.
Durante o acompanhamento do ALI Produtividade, o empresário foi orientado e auxiliado com ferramentas que melhoraram seu processo, marketing e gestão estratégica. E graças ao seu comprometimento com o programa e com o crescimento do seu negócio, inovou de forma simples e eficiente – e recebeu o selo de empresa Protótipo entre as empresas participantes do ciclo. “Foi uma coroação de que estamos no caminho certo e nos dá ainda mais vontade de alcançar os objetivos que traçamos para a empresa”, comemora o empreendedor.
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Fonte: Roberta Koki – TREVO COMUNICAÇÃO