Search

Produção Industrial em Santa Catarina Cresce 5,6% no Primeiro Semestre

Crescimento da produção industrial

O setor industrial catarinense supera a média nacional com um crescimento notável no primeiro semestre de 2024

A produção industrial em Santa Catarina teve um impressionante crescimento de 5,6% nos primeiros seis meses de 2024, superando a média nacional de 2,6%. Esses dados, fornecidos pelo IBGE, refletem um desempenho robusto em comparação com o mesmo período de 2023.

Desempenho Superior da Produção Industrial Catarinense

O presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, atribui esse crescimento ao aumento na fabricação de bens de capital, impulsionado por melhores condições de crédito. A redução da Selic no ano passado tem impactado positivamente os setores que dependem fortemente de financiamento.

Setores em Destaque

A produção de equipamentos elétricos, por exemplo, registrou um notável aumento de 17,6% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Esse crescimento é impulsionado pelo acesso ao crédito e pelas vendas externas de transformadores e motores elétricos.

Além disso, a indústria de máquinas e equipamentos cresceu 9,6% até junho de 2024. Esse setor também se beneficiou das melhores condições de financiamento e do aumento das importações de metais como cobre, alumínio e zinco, que impulsionaram a indústria metalúrgica com um crescimento de 9,5%.

Impactos no Setor Automotivo e Construção

A facilidade de acesso ao crédito e a estabilização da taxa de inadimplência estimularam a demanda agregada nacional. Isso beneficiou o setor de transporte de carga e o comércio de veículos, motocicletas, partes e peças, resultando em um crescimento de 4,0% na produção da indústria automotiva catarinense no acumulado de 2024.

A construção também mostra sinais positivos. A demanda por produtos de concreto, cimento e gesso aumentou, refletindo na produção de minerais não-metálicos, que cresceu 4,2% até junho.

Expansão na Indústria Madeireira e de Bens de Consumo

A indústria madeireira catarinense, com forte presença internacional, se beneficiou da melhora no mercado imobiliário dos Estados Unidos. A produção de produtos de madeira subiu 5,6%, impulsionada pela construção de casas unifamiliares e o aumento dos empregos no setor da construção nos EUA.

O economista do Observatório FIESC, Arthur Della Vecchia, observa que o mercado de trabalho mais aquecido gerou um aumento nos rendimentos reais dos catarinenses. Isso, por sua vez, impulsionou o consumo das famílias e beneficiou setores de bens de consumo final. A fabricação de produtos têxteis cresceu 6,4%, principalmente devido à produção de artefatos têxteis para uso doméstico. O setor alimentício também apresentou um aumento de 4,9%, impulsionado pelas atividades de abate de frangos e suínos.

Fonte: https://www.noticenter.com.br/n.php?ID=38286&T=producao-industrial-cresce-5-6-no-primeiro-semestre-em-santa-catarina



Podcast – Desperte o empreendedor que há em você! Junte-se a nós no nosso podcast sobre empreendedorismo e descubra as ferramentas, dicas e histórias inspiradoras que vão transformar suas ideias em sucesso. Não perca!
Conheça nosso canal – youtube.com/@empreendasc

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Santa Catarina estado empreendedor

Santa Catarina: Um Modelo de Empreendedorismo no Brasil

Artigos
Previsões de mercado para o quarto trimestre

Previsões de Mercado para o Quarto Trimestre: Inteligência Artificial e China em Alta

Notícias
Selecionados do Projeto Geração Empreendedora

Selecionados do Projeto Geração Empreendedora em Blumenau são Anunciados

Notícias
Feira de Empreendedorismo Esag Sênior

Feira de Empreendedorismo da Esag Sênior incentiva negócios entre maiores de 45 anos

Notícias
Investimento de R$10 milhões no Shark Tank

Empresa catarinense recebe investimento de R$10 milhões no Shark Tank

Notícias