O setor industrial catarinense supera a média nacional com um crescimento notável no primeiro semestre de 2024
A produção industrial em Santa Catarina teve um impressionante crescimento de 5,6% nos primeiros seis meses de 2024, superando a média nacional de 2,6%. Esses dados, fornecidos pelo IBGE, refletem um desempenho robusto em comparação com o mesmo período de 2023.
Desempenho Superior da Produção Industrial Catarinense
O presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, atribui esse crescimento ao aumento na fabricação de bens de capital, impulsionado por melhores condições de crédito. A redução da Selic no ano passado tem impactado positivamente os setores que dependem fortemente de financiamento.
Setores em Destaque
A produção de equipamentos elétricos, por exemplo, registrou um notável aumento de 17,6% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Esse crescimento é impulsionado pelo acesso ao crédito e pelas vendas externas de transformadores e motores elétricos.
Além disso, a indústria de máquinas e equipamentos cresceu 9,6% até junho de 2024. Esse setor também se beneficiou das melhores condições de financiamento e do aumento das importações de metais como cobre, alumínio e zinco, que impulsionaram a indústria metalúrgica com um crescimento de 9,5%.
Impactos no Setor Automotivo e Construção
A facilidade de acesso ao crédito e a estabilização da taxa de inadimplência estimularam a demanda agregada nacional. Isso beneficiou o setor de transporte de carga e o comércio de veículos, motocicletas, partes e peças, resultando em um crescimento de 4,0% na produção da indústria automotiva catarinense no acumulado de 2024.
A construção também mostra sinais positivos. A demanda por produtos de concreto, cimento e gesso aumentou, refletindo na produção de minerais não-metálicos, que cresceu 4,2% até junho.
Expansão na Indústria Madeireira e de Bens de Consumo
A indústria madeireira catarinense, com forte presença internacional, se beneficiou da melhora no mercado imobiliário dos Estados Unidos. A produção de produtos de madeira subiu 5,6%, impulsionada pela construção de casas unifamiliares e o aumento dos empregos no setor da construção nos EUA.
O economista do Observatório FIESC, Arthur Della Vecchia, observa que o mercado de trabalho mais aquecido gerou um aumento nos rendimentos reais dos catarinenses. Isso, por sua vez, impulsionou o consumo das famílias e beneficiou setores de bens de consumo final. A fabricação de produtos têxteis cresceu 6,4%, principalmente devido à produção de artefatos têxteis para uso doméstico. O setor alimentício também apresentou um aumento de 4,9%, impulsionado pelas atividades de abate de frangos e suínos.
Fonte: https://www.noticenter.com.br/n.php?ID=38286&T=producao-industrial-cresce-5-6-no-primeiro-semestre-em-santa-catarina
Podcast – Desperte o empreendedor que há em você! Junte-se a nós no nosso podcast sobre empreendedorismo e descubra as ferramentas, dicas e histórias inspiradoras que vão transformar suas ideias em sucesso. Não perca!
Conheça nosso canal – youtube.com/@empreendasc