Contatos são essenciais tanto na vida particular quanto em relação ao trabalho. Por isso, conexões de valor fazem uma grande diferença no mundo corporativo. Para o consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Vilela, elas são muito mais do que simples trocas de cartões de visita em eventos de networking, mas envolvem relacionamentos autênticos e significativos que podem abrir portas, fornecer insights, inspirar colaboração e impulsionar o crescimento empresarial.
Segundo o especialista, saber nutrir contatos relevantes, que possam indicar a empresa para um cliente, aproximar futuros sócios ou parceiros de projetos, é uma prática dominada pelos empresários de sucesso. “As relações interpessoais têm um valor único que vai além das transações puramente comerciais. A confiança, o entendimento mútuo e a capacidade de colaboração são elementos essenciais para o crescimento e sucesso duradouro no mundo dos negócios”, comenta.
Roberto destaca que uma indicação pode valer mais do que a própria propaganda de si mesmo. Por isso, quando se tem credibilidade e é conhecido em um meio, fica muito mais fácil vender o serviço ou produto de uma empresa. Da mesma forma, ter alguém confiável a quem recorrer quando precisa de uma informação ou indicação, é igualmente importante.
“Para desenvolver conexões valiosas, é necessário cultivar relacionamentos autênticos e duradouros. Contatos superficiais e interesse apenas em obter benefícios imediatos não ajudam muito. Em vez disso, é importante construir relacionamentos genuínos, baseados na confiança e no respeito mútuo. Isso envolve ouvir ativamente, oferecer ajuda e apoio quando possível, compartilhar conhecimentos e ser honesto e transparente em suas interações. É assim que se cultiva conexões de valor”, comenta Vilela.
Como encontrar boas conexões
Existem várias maneiras de cultivar conexões valiosas no mundo dos negócios. Participar de eventos do setor, conferências e seminários é uma ótima maneira de conhecer pessoas com interesses e objetivos semelhantes. Além disso, envolver-se em comunidades online relevantes, participar de grupos de discussão e redes sociais pode expandir o alcance e permitir conexões com profissionais de todo o mundo. Se aproximar de pessoas influentes na área em que atua e, obviamente, de pessoas que possam somar a lista de contatos.
Mas, o networking estratégico não se limita apenas a conhecer pessoas, mas também a cultivar relacionamentos existentes. Manter-se em contato regularmente, seja através de reuniões, chamadas telefônicas ou e-mails, ajuda a fortalecer os laços e demonstra o interesse genuíno nas outras pessoas. Para Vilela, ser ativo em compartilhar informações relevantes e recursos com sua rede também pode estabelecer a figura de uma pessoa ou empresa como um membro valioso da comunidade empresarial. “Você tem que ser tão importante e útil para a lista de conexões a qual está inserido quanto os membros da sua lista são para você. Tenha e seja um elemento agregador”, sugere.
O termo, utilizado pelo especialista se refere àquela pessoa que sempre sabe indicar um profissional ou empresa para resolver um problema. Alguém a quem as pessoas recorrem quando precisam de um contato importante. Sobre esse termo e, também, sobre o conceito de conexões de valor, Roberto discorre em seu livro Caçador de Negócios, no qual ele fala sobre as características necessárias para ter sucesso no mercado.
Sobre o especialista
Roberto Vilela é mentor e estrategista de negócios, com atuação nas áreas comercial e de gestão. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, treinamentos e apoiando na elaboração de táticas empresariais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. No Instagram, o profissional também traz dicas, insights, bate-papo com gestores e outros conteúdos relacionados a gestão, liderança e performance. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.