A economia da Alemanha registrou crescimento em 2025, interrompendo dois anos de retração, impulsionada pelo aumento dos gastos de consumidores e do governo. O crescimento foi de 0,2% tanto no último trimestre de 2025 quanto no acumulado do ano, conforme dados divulgados em 15 de janeiro.
Consumo e governo impulsionam
Após um período de estagnação, a maior economia da Europa viu o consumo das famílias aumentar em 1,4%, enquanto os gastos do governo cresceram 1,5%. A presidente do Departamento Federal de Estatística, Ruth Brand, atribuiu o crescimento ao aumento do consumo das famílias e dos gastos governamentais.
Apesar do crescimento, os investimentos caíram 0,5% em 2025, com destaque para a queda de 2,3% nos investimentos em máquinas e equipamentos. O escritório de estatísticas afirmou que o crescimento nos gastos do governo, especialmente em defesa, não compensou essa queda.
Próximos passos
De acordo com o Ministério da Economia, a Alemanha deve se estabilizar no início de 2026 antes de ganhar impulso ao longo do ano. No entanto, o ministério ressalta que os indicadores de confiança ainda não sugerem uma recuperação econômica ampla.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp