Iniciativa sustentável reforça a liderança do Porto Itapoá na redução de emissões de carbono
Porto Itapoá destaca-se com a aquisição de uma frota de caminhões elétricos, reforçando sua liderança em sustentabilidade no setor portuário brasileiro. Recentemente, o porto investiu R$ 20 milhões na compra de 20 caminhões elétricos, conhecidos como Terminal Tractors (TTs), para operações internas.
Expansão da Frota de Caminhões Elétricos
Esses veículos, responsáveis pela movimentação de contêineres, consolidam o Porto Itapoá como o terminal portuário com a maior frota de caminhões elétricos no Brasil. Segundo Sergni Pessoa Rosa Jr., diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente, a economia anual será de 858 mil litros de combustível, evitando a emissão de 2 mil toneladas de carbono na atmosfera.
Operação Sustentável dos Terminal Tractors
Os TTs começarão a operar ainda em agosto, sendo recarregados dentro do próprio terminal. Cada caminhão tem capacidade para carregar até 65 toneladas e autonomia de 150 km, correspondendo a 10 horas de trabalho.
Ampliação do Porto Itapoá
Em abril deste ano, o Porto Itapoá concluiu a fase III de sua expansão, adicionando 200 mil m² de pátio e um armazém de 8 mil m², totalizando um investimento de R$ 815 milhões. Com isso, o porto agora opera um dos maiores pátios de contêineres do Brasil, com 455 mil m², podendo movimentar até 2 milhões de TEUs por ano.
Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade
Além da expansão do pátio, o Porto Itapoá é pioneiro na América do Sul ao operar RTGs híbridos controlados remotamente. O porto também reduziu pela metade o uso de óleo lubrificante nos motores diesel dos guindastes sobre pneus, economizando 10 mil litros de óleo e 120 filtros por ano.
Reconhecimento Ambiental
Em 2023, o Porto Itapoá recebeu pela segunda vez o selo ouro do GHG Protocol, programa implementado no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
Uso Responsável de Lubrificantes
A redução do uso de óleo lubrificante foi possível graças a um estudo interno realizado pela equipe de manutenção, que comprovou a viabilidade de dobrar o tempo de uso do óleo sem perder suas características ideais. Rosa Jr. explica que os resultados laboratoriais confirmaram essa possibilidade, tornando a operação mais sustentável.
“Mesmo com a destinação correta, é importante reduzir o consumo como um todo, tornando a cadeia mais sustentável”, conclui Rosa Jr.
Fonte: https://www.noticenter.com.br/n.php?ID=38071&T=porto-itapoa-tem-a-maior-frota-de-caminhoes-eletricos-do-brasil
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