Nosso convidado de hoje nos apresenta o mundo do cooperativismo.
Arão João da Silva Neto, diretor executivo da Sicredi Vale e Litoral, a primeira cooperativa de crédito do Brasil.
Natural de Itapema, Arão tem 49 anos e é formado em Administração com ênfase em Marketing, pós-graduado em Gestão Empresarial. Segundo ele, sua maior faculdade foi a vida, uma jornada de 33 anos de experiência na instituição financeira, primeiramente atuando em outros bancos como o antigo Besc e Bradesco.
Sua jornada de empreendedorismo começou cedo. Desde criança, já acompanhava o pai nos negócios de locação de casas da família na praia, e já era desafiado pelo pai a fazer contas, calcular trocos, etc. Aos 11 anos, quis vender picolés na praia e aos 14, junto com sua mãe, montou uma banca para vender milho.
Sua jornada na Sicredi nasceu juntamente com a instituição. Por volta do ano de 2008, nascia a primeira Sicredi da região do vale do Itajaí e Litoral, tendo como primeiro colaborador o Arão! Ele pôde acompanhar de perto os desafios e evoluções do sistema bancário que evoluiu como um salto ao longo destes 15 anos de existência da cooperativa.
A Sicredi é uma das 107 cooperativas de crédito que existem no sistema a nível nacional. Arão nos explica um pouco sobre a diferença entre banco e cooperativa e que ambos seguem as mesmas diretrizes financeiras, porém o foco das cooperativas e o que as torna um grande diferencial é o relacionamento e a preocupação com o cliente!
As agências têm vários projetos e benefícios que auxiliam seus cooperados, incluindo o programa de distribuição de cotas que beneficia e gera uma economia considerável a todos.
Atualmente, a Sicredi conta com 36 agências distribuídas em 17 municípios do Vale do Itajaí e Litoral. A meta é chegar em 40 até o final de 2024 e ele já destacou as cidades que serão beneficiadas com a chegada da cooperativa. Para 2025, o projeto prevê cerca de mais 6 novas agências.
Para Arão, ser cooperativa, precisa ser muito além de geração de resultados econômicos apenas, mas sim um relacionamento sólido entre cliente e colaboradores. Hoje, a Sicredi tem agências com atendimento presencial e também a facilidade de resolver determinadas situações por WhatsApp ou telefone. Eles prezam muito por esse contato direto com o cliente o que os torna mais humanizados e gera um grande diferencial.
Alem disso a Sicredi tem um programa que não cobra de seus cooperados pessoa jurídica a taxa de Pix, o que é um benefício vantajoso para o cliente.
O objetivo da Sicredi é crescer sempre e abrir cada vez mais agências para relacionamento com pessoas, mas não crescer para ser maior e sim para ser cada vez melhor!
Confira nosso episódio completo!
Ouça nosso conteúdo no spotify
Confira as fotos