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Product-market fit: quando o produto ou serviço encontra o mercado certo

O lançamento de um produto ou serviço passa por várias etapas, desde a ideação, elaboração de conceito, testes até o lançamento. E neste processo, o Product-Market Fit (PMF) é essencial, uma vez que é através deste conceito que é possível avaliar se o produto encontrou o mercado certo.

Para Marco Antonio Oliveira, sócio-fundador da O4B, consultoria especializada em projetos empresariais para negócios, o sucesso em longo prazo de um empreendimento depende, além de outros fatores, de expectativas de crescimento alinhadas à realidade do mercado.

“Para que uma criação atinja o PMF ideal, diversos elementos são levados em consideração, incluindo uma assertiva base de clientes com alta retenção, feedback positivo dos usuários, crescimento orgânico e exponencial, além da demonstração de satisfação dos clientes, refletida na disposição em pagar pelo produto”, comenta o especialista.

A importância do PMF é vista a partir do próprio comportamento do mercado. De acordo com estudo da Nielsen, cerca de 50% dos produtos e serviços lançados no Brasil chegam ao consumidor final com falhas e não estão preparados para o lançamento.

“Para chegar no PMF ideal, é preciso que a oferta  solucione um problema do consumidor ou crie uma experiência positiva agregando valor, e, para isso, é necessário ter um conhecimento extenso das particularidades do seu cliente em potencial”, afirma o especialista.

Para mais assertividade no processo de PMF, Marco reforça que uma consultoria especializada é capaz de montar uma estratégia de acesso ao mercado – conhecida como Go to Market – e encontrar uma forma eficaz de implementar a conexão com o público alvo. 

Segundo o livro The Lean Product Playbook ou Manual do Produto Enxuto, o PMF ideal começa pelo público-alvo, que se encontra com necessidades mal atendidas. Do outro lado, surge um produto ou serviço com proposta de valor e conjunto de características pensado para a experiência do usuário.

“O product-market fit não é apenas um marco a ser alcançado e esquecido. Deve ser um trabalho constante para garantir que as necessidades do consumidor estejam satisfeitas”, finaliza.

Sobre a O4B

Fundada em São Paulo (SP) e com atuação em diversas regiões do país, a O4B – Open For Business é uma consultoria que atua nas áreas de estratégia corporativa, estratégias de acesso a mercado, governança corporativa e controladoria e finanças. Seus projetos se diferenciam pela atuação inclusive na fase de implementação das ações que forem sugeridas. A equipe formada por mais de 50 consultores especialistas, com formação e experiência de nível sênior garantem a entrega de projetos de alto valor agregado às empresas de médio e grande porte. Constam no portfólio da O4B marcas como WWF, Melhoramentos, Altenburg, Haco, Ipel, Cottonbaby e LezaLez.

Mais informações: o4b.com.br

Fonte: Giulia Machado – TREVO COMUNICAÇÃO

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