O ator Eric Dane, conhecido por seus papéis nas séries “Grey’s Anatomy” e “Euphoria”, morreu na quinta-feira, 19 de fevereiro, aos 53 anos. A informação foi confirmada pelo assessor de Dane.
Dane havia anunciado o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA) e apresentava complicações visíveis da doença neurológica degenerativa.
Comunicado sobre o falecimento
O comunicado informa que Dane faleceu após uma batalha contra a ELA, cercado por amigos e familiares. O ator deixa a esposa e filhas.
O que é esclerose lateral amiotrófica (ELA)?
A esclerose lateral amiotrófica é uma doença neurológica degenerativa que afeta o sistema nervoso. A condição não tem cura e causa a paralisação gradual das funções motoras.
O Ministério da Saúde informa que as causas da ELA não são totalmente conhecidas. Em 10% dos casos, há associação com mutação genética. Desequilíbrio químico no cérebro, doenças autoimunes e mau uso de proteínas também são possibilidades associadas à doença.
Atuação de Eric Dane
Desde a confirmação do diagnóstico, Eric Dane se dedicou a defender pessoas com a mesma condição.
Sintomas da esclerose lateral amiotrófica (ELA)
Os sintomas geralmente aparecem após os 50 anos, mas podem ocorrer em outras faixas etárias. Os sintomas incluem perda de força muscular, dificuldades respiratórias e problemas de fala.
Tratamento para a esclerose lateral amiotrófica (ELA)
Não há cura para a ELA. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o medicamento riluzol, que diminui a velocidade de progressão da doença.
Tratamentos especializados para reabilitação também estão disponíveis nos Centros Especializados em Reabilitação do SUS.
Cerca de 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos após o diagnóstico com tratamento.




