A Alemanha e a França solicitaram à Comissão Europeia que apresente um pacote para simplificar as regras financeiras da União Europeia (UE). A solicitação foi feita em carta enviada à comissária para Serviços Financeiros da UE, Maria Luis Albuquerque, conforme divulgado na terça-feira (17).
Os ministros das Finanças alemão, Lars Klingbeil, e francês, Roland Lescure, assinaram a carta, na qual identificam áreas para simplificar a legislação da UE em matéria de serviços financeiros, mantendo a estabilidade financeira.
Proposta de Simplificação
A carta propõe um pacote abrangente que revise o quadro regulamentar do mercado financeiro europeu para garantir coerência e aplicação eficaz.
Os ministros argumentam que ajustes seletivos na legislação futura não são suficientes. Eles defendem a simplificação das regras já em vigor para fortalecer o mercado único de serviços financeiros e melhorar a competitividade global das instituições europeias.
Entre as áreas específicas mencionadas na carta, estão a simplificação dos relatórios, exigindo que uma transação no mercado financeiro seja relatada apenas uma vez, com base em práticas de mercado estabelecidas. A carta também aborda a revogação de poderes delegados não utilizados e a simplificação das regras para relatar incidentes cibernéticos.
Klingbeil afirmou, antes de uma reunião de ministros das Finanças em Bruxelas, que a UE se encontra em um ponto de virada.