A Lua pode ser atingida por um asteroide em 22 de dezembro de 2032. A informação é de cálculos do CNEOS, centro da Nasa, que identificou o asteroide 2024 YR4 no fim de 2024.
O corpo celeste tem 3,8% de probabilidade de colidir com o satélite natural. A chance de impacto direto na Terra é inferior a 0,002%.
Dimensões do asteroide
O asteroide possui entre 53 e 67 metros de diâmetro, tamanho similar ao de um prédio de médio porte. As estimativas foram feitas com base em medições do Telescópio Espacial James Webb e observatórios em solo até o início de abril.
A Agência Espacial Europeia informou que a porcentagem de chance de impacto deve permanecer estável até que novas observações sejam realizadas, em 2028.
Em 1908, uma explosão aérea sobre Tunguska, na Sibéria, devastou milhares de quilômetros quadrados de floresta. Em 2013, um meteoro de aproximadamente 18 metros explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia.
A Nasa descarta qualquer alteração na órbita da Lua, mesmo em caso de colisão. O impacto pode gerar uma oportunidade científica para estudar a dinâmica de choques espaciais.



