O Fórum Econômico Mundial em Davos, em 2026, evidenciou a crescente desconfiança em relação à liderança dos Estados Unidos e a discussão sobre o impacto da inteligência artificial na sociedade. O evento também abordou a desigualdade econômica e as novas abordagens de negócios.
Em 2025, o mercado de venture capital registrou um dos maiores anos, com cerca de 70% dos negócios voltados para empresas de IA. Os meses finais de 2025 registraram o menor número de operações individuais de venture capital dos últimos 20 trimestres.
Desigualdade Econômica nos EUA
Em 1940, 90% das crianças ganhavam mais que seus pais, enquanto hoje, apenas 50% dos millennials devem alcançar esse resultado. Em 2021, 1% das famílias detinha uma riqueza combinada 15 vezes maior que a dos 50% mais pobres, concentrando cerca de um terço dos ativos do país.
O ex-CEO do PayPal, Dan Schulman, aumentou os salários, concedeu opções de ações a todos os funcionários e ofereceu treinamento gratuito em educação financeira. A empresa também reduziu em 60% os custos de saúde dos empregados, resultando em aumento da produtividade e menor rotatividade.
A KKR modificou planos de participação acionária em todo seu portfólio para que todos tivessem uma parcela do sucesso. Quando a KKR vendeu a CHI Overhead Doors em 2022, o trabalhador médio recebeu US$ 175 mil.
Mais de 8.000 empresas são classificadas na categoria de geração de impacto positivo na sociedade. Aproximadamente 18% dos trabalhadores dos EUA têm participação societária em suas empresas.
Os “Trump Bonds” para cada criança, que estreiam neste ano, darão a todas elas uma participação nos mercados de capitais.
Em suas observações iniciais em Davos, o presidente interino Larry Fink destacou que a prosperidade precisa ser avaliada por quantas pessoas conseguem construí-la.