Search

EUA devem deixar a OMS nesta quinta-feira, aponta Reuters

Os Estados Unidos devem deixar oficialmente a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira, 22 de janeiro de 2026. A decisão foi anunciada pelo então presidente Donald Trump em 2025, por meio de um decreto.

De acordo com a legislação americana, o país deve avisar com um ano de antecedência e pagar todas as taxas pendentes antes de sair.

Posicionamento do governo americano

Um porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que a OMS falhou em conter e compartilhar informações, o que custou trilhões de dólares aos EUA. O porta-voz informou que o presidente exerceu sua autoridade para suspender a transferência de fundos, apoio ou recursos do governo americano para a OMS.

Reações

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse em uma coletiva de imprensa que espera que os Estados Unidos reconsiderem sua saída e voltem a participar da organização. A OMS também informou que os Estados Unidos ainda não pagaram as taxas devidas para 2024 e 2025.

Lawrence Gostin, diretor fundador do Instituto O’Neill de Direito da Saúde Global da Universidade de Georgetown, disse que a saída dos EUA é uma violação da lei americana. Bill Gates, presidente da Fundação Gates, afirmou que não espera que os Estados Unidos reconsiderem a curto prazo.

Impactos da saída

A saída dos Estados Unidos desencadeou uma crise orçamentária na OMS, que levou a cortes na equipe de gestão e redução de orçamentos. Tradicionalmente, os EUA contribuem com cerca de 18% do financiamento da agência. A OMS também reduzirá cerca de um quarto de sua equipe até a metade de 2026.

Especialistas em saúde global afirmam que a saída dos Estados Unidos pode enfraquecer os sistemas de saúde global.

A OMS e os Estados Unidos têm trabalhado juntos e compartilhado informações no último ano. Não ficou claro como a colaboração funcionará daqui para frente.

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

crescimento econômico de Santa Catarina em 2025

Santa Catarina lidera crescimento da atividade econômica no Brasil em 2025

Destaques
países recusam conselho de paz de Trump

Países rejeitam conselho de paz proposto por Trump e expõem fraturas diplomáticas

Destaques
Alexandre Jahn Blumenau Futsal

Do Ginásio Escolar ao Palco Nacional: A Jornada de Alexandre Jahn e a Construção do Blumenau Futsal

EmpreendaSC Cast
Elon Musk Davos Fórum Econômico Mundial

Aparição surpresa de Elon Musk em Davos reacende debate sobre poder das big techs

Destaques
arrecadação recorde do governo em 2025

Arrecadação recorde em 2025 reforça pressão fiscal sobre empresas

Destaques