O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma imagem em sua rede social X na terça-feira (20), na qual Groenlândia, Canadá e Venezuela aparecem incorporados ao território dos EUA. A publicação ocorreu em meio a declarações e medidas do governo americano envolvendo a Groenlândia.
A imagem, que parece gerada por inteligência artificial, mostra Trump no Salão Oval, em reunião com assessores e líderes europeus, com um mapa ao fundo que exibe os EUA ampliados para incluir os três territórios. O presidente não adicionou explicações na postagem.
Declarações sobre a Groenlândia
Trump afirmou que a Groenlândia é essencial para a segurança dos Estados Unidos e do mundo. Trump anunciou que pretende impor tarifas de 10% a partir de 1º de fevereiro, elevadas a 25% em junho, sobre produtos de oito países europeus caso não haja um acordo que permita aos EUA “comprar” a ilha. As ameaças tarifárias atingiriam Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia.
Autoridades da Alemanha afirmaram que o presidente cruzou uma “linha vermelha” ao ameaçar aliados da OTAN, enquanto a União Europeia avalia o uso de seu instrumento anticoerção. O Reino Unido e a França também criticaram publicamente as declarações e os planos envolvendo a Groenlândia.
Trump já afirmou que considera o território “vital” para os interesses de segurança nacional dos EUA.
Canadá e Venezuela
Desde que reassumiu a Casa Branca há um ano, Trump trata o Canadá como o 51º estado dos EUA. Na América Latina, Trump usou a Venezuela para demonstrar força sobre o que diz ser o seu “quintal”.



