Search

Ações da LVMH caem após Trump ameaçar tarifas sobre vinhos franceses

As ações europeias apresentaram queda nesta terça-feira (20), com destaque para o setor de bebidas e luxo. A situação ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar impor tarifas de 200% sobre vinhos e champanhes franceses.

O índice pan-europeu Stoxx Europe 600 recuava 1,4% por volta das 9h50 em Londres. Todos os setores e principais bolsas da região estavam em território negativo.

Queda nas Ações da LVMH

As ações da LVMH, proprietária das marcas de champagne Moët & Chandon, Dom Pérignon e Veuve Clicquot, caíam 2,1% na bolsa de Paris no início do pregão. A francesa Remy Cointreau, fabricante do champagne Telmont, registrava queda de 1,5%.

A medida foi anunciada após Trump declarar que pretende aplicar uma tarifa de 200% sobre vinhos e champanhes franceses. A decisão ocorreu após o presidente da França, Emmanuel Macron, ter se recusado a integrar um conselho proposto pelo presidente americano para tratar da situação em Gaza.

Trump anunciou no sábado que oito aliados europeus estariam sujeitos a tarifas crescentes caso não fosse fechado um acordo que permitisse aos EUA “comprar” a Groenlândia. As tarifas começariam em 10% em 1º de fevereiro e subiriam para 25% em 1º de junho, afetando Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia.

Líderes europeus classificaram as novas ameaças tarifárias de Trump como inaceitáveis e avaliam medidas de resposta. A França defende que a União Europeia utilize seu instrumento econômico de retaliação, conhecido como Instrumento Anticoerção.

O Fórum Econômico Mundial, em Davos, intensifica sua programação nesta terça-feira com discursos de autoridades como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o vice-primeiro-ministro da China, He Lifeng, e o presidente francês Emmanuel Macron. Trump deve discursar no fórum na quarta-feira.

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

liberdade econômica em Santa Catarina

Santa Catarina avança no ranking de liberdade econômica e reforça ambiente de negócios

Destaques
crescimento econômico de Santa Catarina em 2025

Santa Catarina lidera crescimento da atividade econômica no Brasil em 2025

Destaques
países recusam conselho de paz de Trump

Países rejeitam conselho de paz proposto por Trump e expõem fraturas diplomáticas

Destaques
Alexandre Jahn Blumenau Futsal

Do Ginásio Escolar ao Palco Nacional: A Jornada de Alexandre Jahn e a Construção do Blumenau Futsal

EmpreendaSC Cast
Elon Musk Davos Fórum Econômico Mundial

Aparição surpresa de Elon Musk em Davos reacende debate sobre poder das big techs

Destaques