Search

China planeja medidas para estimular consumo entre 2026 e 2030

PEQUIM, 20 Jan (Reuters) – A China planeja implementar novas medidas entre 2026 e 2030 para estimular o consumo doméstico. A informação foi divulgada por uma autoridade de planejamento estatal nesta terça-feira.

Os líderes chineses se comprometeram a aumentar a participação do consumo das famílias na economia nos próximos cinco anos. Wang Changlin, vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, afirmou que a demanda fraca é um problema proeminente na operação econômica atual.

Taxas de juros

A China manteve as taxas de empréstimos pelo oitavo mês consecutivo. A LPR de um ano permaneceu em 3,00%, e a de cinco anos, em 3,50%.

A produção industrial aumentou 5,9% em 2025, superando o crescimento de 3,7% nas vendas no varejo.

Subsídios e investimentos

O vice-ministro das Finanças, Liao Min, anunciou que o país direcionará mais fundos para aumentar o consumo e melhorar os meios de subsistência das pessoas este ano.

O ministério anunciou a extensão dos subsídios para consumidores, empresas de serviços ao consumidor e empresas que precisam de atualizações de equipamentos até o final de 2026. O ministério também revelou subsídios por até dois anos para empréstimos emitidos para pequenas e médias empresas privadas a partir deste ano. Além disso, introduziu um plano de garantia de 500 bilhões de iuanes (US$71,83 bilhões) em dois anos para investimentos privados.

As autoridades afirmam que os serviços, incluindo assistência a idosos, saúde e lazer, oferecem um espaço substancial para crescimento.

Zhou Chen, autoridade da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, disse que o setor de serviços se tornou o foco principal dos esforços para expandir a demanda interna.

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

liberdade econômica em Santa Catarina

Santa Catarina avança no ranking de liberdade econômica e reforça ambiente de negócios

Destaques
crescimento econômico de Santa Catarina em 2025

Santa Catarina lidera crescimento da atividade econômica no Brasil em 2025

Destaques
países recusam conselho de paz de Trump

Países rejeitam conselho de paz proposto por Trump e expõem fraturas diplomáticas

Destaques
Alexandre Jahn Blumenau Futsal

Do Ginásio Escolar ao Palco Nacional: A Jornada de Alexandre Jahn e a Construção do Blumenau Futsal

EmpreendaSC Cast
Elon Musk Davos Fórum Econômico Mundial

Aparição surpresa de Elon Musk em Davos reacende debate sobre poder das big techs

Destaques