A Meta, empresa controladora do Facebook, vai encerrar o Horizon Workrooms, plataforma de colaboração em realidade virtual, e as vendas de headsets Quest para empresas em fevereiro de 2026. A decisão, anunciada em janeiro de 2026, marca mais um passo na reestruturação da empresa após investimentos significativos e demissões em sua divisão de realidade virtual, a Reality Labs.
Fim dos Workrooms e dos serviços para empresas
O Horizon Workrooms será desativado em 16 de fevereiro de 2026, com todos os dados associados sendo deletados. Usuários foram orientados a baixar suas informações. A Meta sugere alternativas como Arthur, Microsoft Teams e Zoom Workplace. O aplicativo Meta Quest Remote Desktop, que permite conectar headsets Quest a computadores, continuará funcionando.
As vendas de headsets e software para o setor corporativo serão encerradas em 20 de fevereiro de 2026. Clientes atuais poderão usar os serviços gratuitamente até 4 de janeiro de 2030, mas em modo de manutenção.
Mudança de foco no metaverso
A Meta está redirecionando seus esforços no metaverso, com foco em celulares em vez de headsets de realidade virtual. A empresa já fechou estúdios de jogos em VR e reduziu equipes em projetos como Batman: Arkham Shadow e Supernatural. O CTO da Meta, Andrew Bosworth, indicou que a equipe Horizon se concentrará em experiências para smartphones e ferramentas de IA para criadores. O Horizon Worlds continua disponível em versões para navegadores e celulares.
A Meta segue focando no desenvolvimento do metaverso, mas com prioridades alteradas, o que inclui a descontinuação de alguns produtos e serviços.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp