O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, declarou que poupar para a aposentadoria se tornará irrelevante devido ao avanço da inteligência artificial e da robótica, que, segundo ele, trarão um mundo de abundância.
Musk, conhecido por suas visões otimistas, afirmou que as pessoas não deveriam se preocupar em acumular dinheiro para o futuro, contrariando a orientação comum de profissionais financeiros. Em um podcast, Musk previu que a IA superará a inteligência humana até 2030 e que haverá mais robôs humanoides do que pessoas na Terra. Ele também mencionou a substituição de empregos tradicionais pela IA, especialmente em atividades que não envolvem a manipulação de átomos, com a IA já sendo capaz de realizar metade ou mais dessas tarefas.
Essa evolução, segundo Musk, levará a um aumento da produtividade que superará a escassez, possibilitando uma “renda universal do tipo ‘você pode ter o que quiser’”. Nesse cenário, a relação entre salários, poupança e padrão de vida seria transformada. A expectativa é que a IA melhore os cuidados médicos em até cinco anos e elimine limites na oferta de bens, serviços e educação.
Musk já havia comentado que o trabalho se tornaria opcional em 10 a 20 anos, comparando-o a atividades de lazer. Apesar de suas previsões, Musk reconhece os possíveis desafios de uma sociedade sem a necessidade de trabalho, como a instabilidade social e a crise de propósito que as pessoas poderiam enfrentar.
A pesquisa do Federal Reserve mostra que apenas 55% dos adultos nos Estados Unidos têm uma reserva de emergência equivalente a três meses de despesas. A declaração de Musk surge em um momento em que muitos americanos lutam para poupar.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp