Os contratos futuros de minério de ferro caíram nesta sexta-feira (16), com preços elevados e margens reduzidas desestimulando compras na China. O contrato de maio na Bolsa de Dalian teve queda, assim como o de referência em Cingapura.
O contrato mais negociado em Dalian, na China, encerrou o dia com baixa de 0,49%, cotado a 812 iuanes (US$116,55) por tonelada. Em Cingapura, o contrato para fevereiro recuou 0,57%, chegando a US$106,3 a tonelada. Na semana, Cingapura teve queda de 1,8% e Dalian, de 0,3%.
Estoques em alta
Os estoques totais de minério de ferro nos principais portos chineses aumentaram pela oitava semana consecutiva, atingindo 165,6 milhões de toneladas, segundo dados da Mysteel de 15 de janeiro. Paralelamente, os estoques das siderúrgicas diminuíram 2,1% na semana, e o volume de transações nos portos caiu 20,3%, indicando hesitação das empresas em comprar mais minério.
Em dezembro, os embarques de minério de ferro para a China já haviam atingido níveis recordes, com expectativa de aumento em 2026. A corretora chinesa Galaxy Futures projeta queda nos preços do minério a médio prazo, diante da diminuição da demanda doméstica por aço.
O cenário ocorre após duas das maiores mineradoras do mundo, Rio Tinto e BHP, anunciarem parceria para extrair até 200 milhões de toneladas de minério de ferro na Austrália Ocidental.
Apesar da queda, o apetite por risco pode aumentar, já que o banco central da China anunciou cortes nas taxas de juros de diversas ferramentas de política monetária.
A situação dos preços do minério de ferro será acompanhada diante das medidas de estímulo econômico do governo chinês e da evolução dos estoques nos portos.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp