Search

Eduardo Bolsonaro critica Moraes por negar prisão domiciliar a Bolsonaro

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pela decisão de transferir o ex-presidente Jair Bolsonaro para o 19º Batalhão da PM-DF, conhecido como “Papudinha”, em Brasília. Eduardo comparou a situação de saúde de Bolsonaro à do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que cumpre pena em prisão domiciliar, questionando a negativa de Moraes em conceder o mesmo benefício ao pai.

Eduardo Bolsonaro argumenta que a recusa em conceder prisão domiciliar a Bolsonaro tem motivações políticas, visando impedir sua influência nas eleições. Ele mencionou o caso de Collor, que está em prisão domiciliar desde maio de 2025, após ser condenado pelo STF, por ter comorbidades. Collor cumpre a pena em uma cobertura em Maceió, com autorização para receber visitas, mas utilizando tornozeleira eletrônica e com restrições de viagem.

A Transferência e as Condições

A transferência de Bolsonaro para o batalhão da PM-DF ocorreu após o ministro Alexandre de Moraes negar o pedido de prisão domiciliar, feito pela defesa do ex-presidente. Na decisão, Moraes autorizou assistência religiosa e a participação em um programa de leitura para redução da pena, mas negou acesso a uma televisão com internet.

Bolsonaro estava cumprindo pena na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília desde novembro, após ser condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Moraes determinou que Bolsonaro passe por exame médico da PF para avaliar a necessidade de transferência para o hospital penitenciário, e que decidirá sobre a prisão domiciliar após essa avaliação.

Moraes justificou a transferência para o batalhão, afirmando que o local oferece condições mais favoráveis, incluindo aumento do tempo de visitas, banho de sol e exercícios, além da instalação de equipamentos de fisioterapia. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro agradeceu à Polícia Federal e visitou o ex-presidente após a transferência.

O ministro ressaltou que, apesar das reclamações sobre as condições na Superintendência da PF, o cumprimento da pena de Bolsonaro sempre ocorreu com respeito à dignidade humana.

O ministro decidirá sobre a concessão de prisão domiciliar após a avaliação médica.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

liberdade econômica em Santa Catarina

Santa Catarina avança no ranking de liberdade econômica e reforça ambiente de negócios

Destaques
crescimento econômico de Santa Catarina em 2025

Santa Catarina lidera crescimento da atividade econômica no Brasil em 2025

Destaques
países recusam conselho de paz de Trump

Países rejeitam conselho de paz proposto por Trump e expõem fraturas diplomáticas

Destaques
Alexandre Jahn Blumenau Futsal

Do Ginásio Escolar ao Palco Nacional: A Jornada de Alexandre Jahn e a Construção do Blumenau Futsal

EmpreendaSC Cast
Elon Musk Davos Fórum Econômico Mundial

Aparição surpresa de Elon Musk em Davos reacende debate sobre poder das big techs

Destaques