A Opera lançou, nesta quinta-feira (15), o Opera One R3, uma nova versão do seu navegador principal com foco em inteligência artificial e melhorias na organização de abas. A principal novidade é a IA contextual, que considera a aba ativa e oferece suporte direto a vídeos do YouTube.
A nova inteligência artificial do navegador, baseada na arquitetura agêntica do Opera Neon, responde com base no contexto da aba ativa, o que deve reduzir a mistura de informações de diferentes temas. O recurso também permite resumir vídeos do YouTube, localizar trechos específicos e esclarecer pontos do conteúdo. Os usuários podem desativar a IA na interface de chat.
Novos Temas e Integrações
O Opera One R3 oferece três novos temas dinâmicos para personalização: Radiance (modo escuro), Orbit (modo claro) e Sonic, criado em parceria com o Spotify, que reage à música reproduzida no player do navegador. Além disso, o navegador permite organizar abas automaticamente por contexto com Ilhas de Abas, agora com cores e nomes personalizados, e utilizar tela dividida com até quatro abas simultâneas, em diferentes layouts. O acesso ao Gmail e Google Calendário está integrado na barra lateral.
A partir de agora, o Opera One R3 integra o modo Early Bird para testar recursos experimentais, substituindo a versão beta separada.
A atualização já está disponível para os usuários.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp