Search

Sílvio Costa Filho deixa ministério para disputar vaga no Senado em 2026

O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, confirmou que deixará o governo federal para disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026. A decisão, anunciada nesta quarta-feira (14), exige a desincompatibilização do cargo até abril, prazo estabelecido pela legislação eleitoral.

O anúncio foi feito durante a apresentação do balanço de 2025 dos setores portuário, aeroportuário e hidroviário. Costa Filho afirmou que já está discutindo internamente a sucessão no comando da pasta e que apresentará uma sugestão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pela decisão final.

Reorganização ministerial em ano eleitoral

A saída do ministro faz parte de uma reorganização maior da Esplanada dos Ministérios em ano pré-eleitoral. A expectativa é que até 24 ministros deixem seus cargos nos próximos meses para disputar eleições em 2026, o que deve gerar uma série de mudanças no primeiro escalão do governo.

A reformulação deve ocorrer de forma gradual, seguindo os prazos legais, e abrir espaço para novos acordos políticos dentro da base governista, em um momento de antecipação do debate eleitoral e de reorganização das alianças partidárias.

O ministro indicou que pretende conversar com o partido e com o presidente Lula sobre o nome a ser sugerido para ocupar o Ministério. A decisão final sobre a sucessão cabe ao presidente da República.

A saída de Costa Filho marca o início de um processo de mudanças que se intensificará nos próximos meses, à medida que outros ministros se descompatibilizem para disputar as eleições.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Fórum Econômico Mundial: Confronto econômico é maior risco global

Internacional

PF bloqueia R$ 5,7 bilhões em nova fase da Operação Compliance Zero contra Banco Master

Mercado Financeiro

EUA suspendem vistos de imigrantes de 75 países, incluindo o Brasil

Política

Ameaças de Trump ao Fed: Mercado de ações ignora tensões

Mercado Financeiro

EUA: Bloqueio deve reduzir exportações de petróleo venezuelano para China

Internacional