O financiamento de veículos no Brasil atingiu 7,3 milhões de unidades em 2025, de acordo com um levantamento da B3. Este resultado representa um aumento de 2% em relação a 2024 e o melhor desempenho anual desde 2011.
Crescimento por Região
O crescimento foi impulsionado pelas regiões Nordeste e Norte, que registraram aumentos de 12,3% e 9,8%, respectivamente. Os veículos usados lideraram os financiamentos no país, com 4,6 milhões de unidades financiadas em 2025, enquanto os modelos novos responderam por 2,6 milhões de unidades, incluindo autos leves, pesados e motos.
A região Sudeste teve a maior representatividade nos financiamentos em 2025, com 41,9% do total. As demais regiões se dividiram da seguinte forma: Sul (20,2%), Nordeste (19,5%), Centro-Oeste (10,6%) e Norte (7,9%).
Declaração da B3
“Este é o terceiro ano seguido de alta nas vendas financiadas de veículos no Brasil, o que comprova a importância da concessão de crédito e a consolidação no mercado automobilístico. A B3 contribui para esse cenário com o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que agiliza e assegura o processo de garantias, além de atuar com ferramentas para mitigar fraudes envolvendo operações de crédito para financiamento veicular”, afirmou Thiago Gaspar, superintendente de Produtos da B3.
Financiamento de Motos
O financiamento de motos em 2025 cresceu 11,3%, totalizando 1.919 milhão de unidades financiadas. Os estados de São Paulo (18%), Pará (7,7%) e Minas Gerais (7,5%) lideraram nessa categoria.
A série histórica apresentada pela B3 é baseada nas informações do Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base de dados privada do país que gerencia as restrições financeiras de veículos automotores dados como garantia em operações de crédito.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp