O mercado de trabalho dos Estados Unidos apresentou desaceleração na criação de empregos em dezembro, com 50 mil vagas abertas, conforme dados divulgados pelo Escritório de Estatísticas do Trabalho. A taxa de desemprego, por outro lado, apresentou queda, atingindo 4,4%.
Queda na Criação de Empregos
A economia americana abriu 50 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em dezembro, segundo o Escritório de Estatísticas do Trabalho, em comparação com as 56 mil vagas de novembro, dado revisado. Economistas consultados pela Reuters previam a criação de 60 mil postos de trabalho, após os 64 mil divulgados anteriormente para novembro.
Taxa de Desemprego em Queda
A taxa de desemprego de novembro foi revisada para 4,5%, abaixo dos 4,6% informados previamente. Em dezembro, a taxa de desemprego atingiu 4,4%, conforme esperado por economistas.
Impacto das Políticas Comerciais e Inteligência Artificial
A desaceleração na criação de empregos foi atribuída à cautela das empresas em relação às contratações, devido às tarifas de importação e ao aumento dos investimentos em inteligência artificial. O relatório de emprego sugere que o mercado de trabalho permaneceu em um modo de “não contratar, não demitir”. O crescimento econômico e a produtividade dos trabalhadores aumentaram no terceiro trimestre, impulsionados, em parte, pelo boom de gastos com IA.
O Escritório de Estatísticas do Trabalho estimou que foram criados cerca de 911 mil empregos a menos nos 12 meses até março de 2025 do que o informado anteriormente. A agência publicará sua revisão no próximo mês, com o relatório de emprego de janeiro.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp