O payroll de dezembro, principal indicador do mercado de trabalho nos Estados Unidos, mostrou um ritmo moderado de contratações e queda na taxa de desemprego. Diante dos dados, economistas avaliam que o Federal Reserve (Fed) pode optar por manter a taxa de juros na reunião de janeiro.
Criação de empregos abaixo do esperado
O número de contratações em dezembro ficou abaixo do esperado, com 50 mil novos postos de trabalho, ante as 70 mil projetadas. A média de contratações no último trimestre de 2025 foi de 29 mil no setor privado, segundo Claudia Moreno, economista do C6 Bank.
Taxa de desemprego e salários em alta
A taxa de desemprego nos EUA caiu para 4,4% em dezembro, abaixo dos 4,5% esperados pelo mercado. A economista do C6 Bank, Claudia Moreno, ressaltou que houve aumento na população ocupada e queda na população economicamente ativa. A taxa de participação na força de trabalho caiu de 62,5% para 62,4%.
A média salarial subiu 0,3% em dezembro, acumulando alta de 3,8% ao longo de 2025. Segundo Claudia Moreno, essa variação representa uma aceleração em relação aos 12 meses até novembro (3,6%) e mantém os salários em ritmo de crescimento, o que tende a pressionar a inflação.
Expectativas para a reunião do Fed
André Valério, economista sênior do Inter, concorda que o Fed pode optar por aguardar novos dados. Rafael Yamano, economista sênior da SulAmérica Investimentos, destacou que a criação de vagas ficou abaixo do esperado, enquanto a taxa de desemprego veio menor do que o consenso.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp