O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, nesta sexta-feira, 9. Na ligação, Lula agradeceu o apoio de Sánchez na aprovação do acordo entre Mercosul e União Europeia, chancelado pelo lado europeu na mesma data.
Agradecimentos e expectativas sobre o acordo Mercosul-UE
De acordo com nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Lula agradeceu o empenho do governo espanhol. O presidente brasileiro reiterou a expectativa de que o acordo traga benefícios para ambos os blocos, destacando o acordo como um sinal positivo em defesa do multilateralismo e de regras comerciais estáveis.
Discussão sobre a crise na Venezuela
Lula e Sánchez também discutiram a crise na Venezuela, após o ataque militar dos Estados Unidos, sem apoio da Carta da Organização das Nações Unidas, no sábado, 3, que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro. Os líderes reiteraram a rejeição ao uso da força militar e à divisão do globo em zonas de influência.
Outros temas da conversa e próximos passos
Os dois líderes avaliaram positivamente a libertação de presos políticos na Venezuela. Lula informou que enviará 40 toneladas de insumos para tratamento de hemodiálise, em resposta aos danos causados por um ataque. Além disso, concordaram em realizar um novo encontro de líderes globais progressistas.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp