Search

IPCA e Payroll: Indicadores movimentam expectativas sobre juros no Brasil e EUA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Brasil registrou alta de 0,33% em dezembro, enquanto nos Estados Unidos, o mercado aguarda o relatório de emprego (payroll), divulgado às 10h30 (horário de Brasília). Além disso, a Suprema Corte americana pode se pronunciar sobre tarifas de importação.

IPCA de dezembro registra alta de 0,33%

Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA de dezembro apresentou alta de 0,33%, em linha com as expectativas do mercado. O resultado ficou 0,15 ponto percentual acima dos 0,18% registrados em novembro. Em dezembro de 2024, a variação havia sido de 0,52%. A inflação acumulada de 2025 foi de 4,26%.

Expectativas sobre política monetária no Brasil

Apesar de a inflação ter encerrado o ano abaixo do teto da meta, as expectativas indicam que o Comitê de Política Monetária (Copom) deve iniciar a redução dos juros a partir de março.

Estados Unidos: Payroll e decisão sobre tarifas

Nos Estados Unidos, investidores projetam a manutenção dos juros em janeiro. Para a reunião de março, 59% esperam manutenção, 36% preveem redução de 0,25 p.p. e 4% estimam redução de 0,5 p.p.. A Suprema Corte pode se pronunciar sobre as tarifas de importação impostas por Donald Trump, mas uma decisão pode levar semanas ou meses. Em novembro, os juízes mostraram ceticismo sobre a autoridade de Trump para impor tarifas sem aprovação do Congresso.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Poupança registra saque líquido de R$ 85,568 bilhões em 2025, informa Banco Central

Notícias

Payroll dos EUA: Criação de vagas desacelera em dezembro, taxa de desemprego cai

Notícias

IPCA de 2025: Inflação fecha em 4,26%, mas serviços acendem alerta

Notícias

Argentina quita dívida com EUA e títulos sobem após pagamentos

Notícias

União Europeia aprova acordo com Mercosul após 26 anos; assinatura em janeiro

Notícias