Nosso convidado de hoje é Peter Stephan Volkmann, herdeiro da família Volkmann. Peter já faz parte da quarta geração que administra a empresa, que está próxima de completar seus 97 anos de fundação.
A empresa Volkmann foi fundada por Ernesto Volkmann, bisavô de Peter. Ernesto era inquieto, possuía bons relacionamentos na região, era sonhador e já tinha uma visão empreendedora. Ele teve muita participação no crescimento da cidade. Iniciou sua jornada profissional como marceneiro e foi responsável pela construção de pontes e de uma escola na região.
Com as demandas da marcenaria aumentando, começaram a surgir as necessidades de buscar insumos na localidade vizinha, a cidade de Blumenau, e o Sr. Ernesto utilizava seu caminhão para esta finalidade.
Percebendo as idas dele à cidade e a falta de recursos de transporte na época, as pessoas começaram a pedir carona para Ernesto, que logo providenciou bancos de madeira para tornar o trajeto mais confortável. Assim, surgiu a primeira linha de transporte de passageiros de Pomerode a Blumenau, que no início, realizava apenas duas viagens semanais.
Visando melhorar o atendimento aos passageiros, Ernesto vendeu seu caminhão e comprou um chassi novo, adaptando uma carroceria maior e fechada com toldo. Com essas mudanças, surgiu uma alta procura, levando Ernesto a criar sua primeira tabela de preços e assim, lentamente nascia a empresa Volkmann.
Com o passar dos anos, a empresa prosperou, deixando o ramo da marcenaria de lado e dando lugar à empresa Volkmann, que já contava com uma frota de ônibus. Ao longo da jornada, foi requisitada oficialmente pela cidade de Pomerode para fazer o transporte interno da cidade e continuava com suas viagens intermunicipais também. Em meio a uma das crises que enfrentou, Ernesto, juntamente com seus filhos que já trabalhavam na empresa, começaram a fazer viagens de turismo emissivo, sendo pioneiros na região.
Os anos foram passando, sucessões foram acontecendo até chegar a Peter, o atual diretor. Após trabalhar em diversas empresas e até estudar fora do país, por volta do ano de 2008, Peter conseguiu realizar seu grande sonho de trabalhar nos negócios da família paterna.
Aos 24 anos, ingressou na empresa como estagiário. Muito consciente, tinha um forte sentimento de pertencimento ao negócio e tinha em mente que precisava dar resultados, assumindo como diretor em 2016.
Ao longo de sua jornada dirigindo a empresa, Peter fez muitas mudanças internas e melhorias, criando um vínculo de boas relações com os colaboradores, sempre investindo em treinamentos e mantendo uma boa comunicação e compreensão.
Peter sempre foi muito pé no chão e teve preocupação, respeito e honra pela história da família e, juntamente com sua equipe e sócios, vem zelando e mantendo firme o legado deixado por gerações.
Conheça a história completa da Volkmann Turismo e Transporte no podcast de hoje!
Fotos