Search

Parcerias em Ciência, Tecnologia e Inovação em Santa Catarina

Parcerias em CTI

Representantes europeus e catarinenses discutem cooperação e oportunidades no setor de CTI

Parcerias em CTI são essenciais para impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Nos dias 26 e 27 de junho, representantes da Europa e lideranças catarinenses se reuniram em Florianópolis para discutir novas oportunidades no setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). A agenda, organizada pela Fapesc, incluiu reuniões de trabalho e visitas técnicas, fortalecendo os laços entre Santa Catarina e a União Europeia.

Alinhando Parcerias em CTI

A Expedição em CTI, denominada “Mobilidade, Oportunidades e Destaques”, visou identificar iniciativas de interesse mútuo entre Santa Catarina e países europeus. O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, destacou que a primeira expedição aproximou o estado dos países europeus, discutindo estratégias de cooperação em pesquisa, intercâmbio e empreendedorismo.

Explorando Oportunidades de Cooperação

Representantes de diversos países conheceram o ecossistema de CTI de Santa Catarina. Segundo Fábio Wagner Pinto, a Fapesc assume um papel central na promoção dessas parcerias, contando com o apoio da delegação da Comunidade Europeia em Brasília e do Governo do Estado. O foco está na troca de conhecimento, transferência de tecnologia e promoção do estado junto à Europa.

Importância da Iniciativa

A vice-governadora Marilisa Boehm enfatizou a importância do diálogo com os representantes da União Europeia. Para ela, criar iniciativas de interesse comum em CTI é fundamental para o presente, gerando empregos de qualidade e incentivando jovens a estudar e construir um futuro sustentável.

Incentivando o Empreendedorismo Feminino

Marilisa Boehm destacou programas como Mulheres+Tec e Mulheres+Pesquisa, que fomentam projetos liderados por mulheres, chamando a atenção dos europeus. Santa Catarina, já reconhecida em turismo, produção industrial e agronegócio, agora busca se destacar também na exportação de qualidade em CTI.

Consolidação de Parcerias Futuras

Dhallys Mota Nunes, oficial em CTI da delegação da União Europeia no Brasil, ressaltou que a expedição foi um passo importante para consolidar parcerias futuras. Ele elogiou a organização do evento pela Fapesc e destacou o interesse dos estados membros da União Europeia em colaborar.

Academia e Mercado Unem Forças

Durante os dois dias de evento, mesas de trabalho, apresentações de programas e debates sobre intercâmbio de estudantes e pesquisadores foram realizados. Visitas técnicas a empresas e ao Sapiens Parque também fizeram parte da agenda.

Além de gestores da Fapesc e lideranças do Governo do Estado, a expedição contou com a participação de representantes da Fiesc, Acate, instituições de ensino superior, empresas, startups e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: https://clicrdc.com.br/economia/representantes-da-europa-visitam-santa-catarina-para-alinhar-parcerias-em-ciencia-tecnologia-e-inovacao/


Podcast – Desperte o empreendedor que há em você! Junte-se a nós no nosso podcast sobre empreendedorismo e descubra as ferramentas, dicas e histórias inspiradoras que vão transformar suas ideias em sucesso. Não perca!
Conheça nosso canal – youtube.com/@empreendasc

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Alexandre José no empreendedorismo da comunicação

Alexandre José: Da Rádio ao Empreendedorismo na Comunicação

Destaques
Buffalo’s Charcutaria churrasco artesanal

Buffalo’s Charcutaria: O Sabor Artesanal que Revoluciona o Churrasco

Destaques
empreendedorismo no esporte

Empreendedorismo no Esporte: A História de Jean Witte da J3 Sports

Destaques
Aceleração de startups com foco em inteligência artificial

Audaces Lab 2.0 acelera startups com foco em Inteligência Artificial

Notícias
Imposto de Renda 2025 para investidores

Imposto de Renda 2025: 3 Erros Comuns de Investidores e Como Evitá-los

Notícias