Com mais de 40 anos de atuação no mercado têxtil de todo o Brasil, a Lunelli foi criada em Jaraguá do Sul (SC) como um pequeno comércio de toalhas e fraldas e logo se tornou referência na indústria têxtil. Hoje a empresa produz cerca de 23 milhões de peças de roupa por ano, conta com mais de 5 mil pessoas em sua equipe e sua área construída ultrapassa os 175 mil metros quadrados.
Com o objetivo de alavancar sua presença de mercado, reciclar suas estratégias de gestão e garantir a perenidade dos negócios, a empresa decidiu partir em busca de experiência externa. Assim, a Lunelli passou a contar com a expertise dos especialistas da O4B – Open For Business, consultoria estratégica para negócios especializada na implementação de estratégias de go-to-market (GTM).
Cesar Roxo, diretor comercial da Lunelli, diz que alguns dos fatores que levaram à contratação da O4B foram a descentralização de setores estratégicos e baixo foco em resultados. “Áreas como comercial, marketing e produto estavam separadas, o que acabava levando a desencontro de informações. Também não tínhamos um departamento de merchandising, de inteligência e poucas estratégias de gestão. Com a O4B, vimos a necessidade de criar esses setores e também foi um parceiro fundamental para o mapeamento de oportunidades, discussão e condução de estratégias”, diz.
Para Cesar, ações importantes foram o mapeamento do potencial de mercado, a definição dos canais corretos para cada meta de crescimento e o potencial para cada região em que a Lunelli atua. Atualmente a companhia tem fábricas em Santa Catarina, São Paulo, Ceará e no Paraguai. O sucesso do primeiro projeto de Go-To-Market realizado pela consultoria dentro da Lunelli, garantiu que a O4B fosse considerada para uma nova ação de alinhamento estratégico.
“Nossa atuação na Lunelli, foi no sentido de definir, desenvolver e implementar estratégias que permitirão alcançar os objetivos de mercado. O trabalho em conjunto com áreas da empresa, como marketing, vendas, produto e operações foi e tem sido importante para entendermos a realidade da Lunelli e ficarmos todos na mesma página. Juntos, identificamos as oportunidades e desafios do mercado, e desenvolvemos estratégias que nos permitam aproveitar as possibilidades e superar os desafios”, destaca Marco Antonio Oliveira, sócio-fundador da O4B.
A flexibilidade e adaptabilidade da equipe da O4B também foram pontos positivos vistos pela Lunelli. “Percebemos, a certa altura do projeto, que estávamos adiantados em certas frentes e carentes em outras. Prontamente, a O4B flexibilizou a troca do time para poder suportar melhor estes gaps e conseguir suportar ainda melhor o trabalho de go-to-market”, explica Cesar.
A O4B é responsável pela estratégia de go-to-market de outras grandes empresas de Santa Catarina, como Altenburg, Ipel e Haco Etiquetas.
Sobre a O4B
Fundada em São Paulo (SP) e com atuação em diversas regiões do país, a O4B – Open For Business é uma consultoria que atua nas áreas de estratégia corporativa, estratégias de acesso a mercado, governança corporativa e controladoria e finanças. Seus projetos se diferenciam pela atuação inclusive na fase de implementação das ações que forem sugeridas. A equipe formada por mais de 50 consultores especialistas, com formação e experiência de nível sênior garantem a entrega de projetos de alto valor agregado às empresas de médio e grande porte. Constam no portfólio da O4B marcas como WWF, Melhoramentos, Altenburg, Haco, Ipel, Cottonbaby e LezaLez.
Mais informações: o4b.com.br
Fonte: Bruna Carolina de Souza – TREVO COMUNICAÇÃO