Na entrevista de hoje conversamos com a Fernanda Rosa, analista de negócios do SEBRAE, e com o Rodrigo Haertel, que é instrutor do reconhecido programa EMPRETEC, que já capacitou milhares de pessoas através de imersões sobre empreendedorismo.
Durante a entrevista pudemos compreender um pouco melhor como funcionam as atividades do SEBRAE e as oportunidades geradas através da instituição para o desenvolvimento de empreendedores.
O EMPRETEC
O EMPRETEC é um programa das Nações Unidas focado no desenvolvimento de empreendedores. O nome “EMPRETEC” deriva de “Empreendimentos e Tecnologia”. O programa foi desenvolvido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e é implementado em diversos países ao redor do mundo. Os postos-chave do programa são:
Objetivo Principal: O EMPRETEC tem como objetivo principal capacitar empreendedores potenciais e existentes para melhorar suas habilidades empresariais e, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico de seus países.
Foco em Habilidades Empreendedoras: O programa se concentra em desenvolver características comportamentais e habilidades de empreendedorismo. Isso inclui identificar oportunidades de negócios, tomar iniciativas, persistir diante de desafios, e planejar e definir metas eficazes.
Metodologia: Utiliza uma metodologia prática e interativa, geralmente baseada em workshops, para desenvolver as competências empreendedoras. Esses workshops são conduzidos por facilitadores treinados e envolvem uma mistura de atividades teóricas e práticas.
Público-alvo: Embora variável de país para país, o programa geralmente se destina a empreendedores em potencial e em atividade, pequenos empresários e, às vezes, indivíduos envolvidos em atividades relacionadas ao desenvolvimento de negócios.
Expansão Global: O EMPRETEC foi lançado originalmente na Argentina em 1988 e desde então se expandiu globalmente, operando em diversos países em desenvolvimento e economias em transição.
Impacto: O programa tem sido elogiado por seu impacto positivo no desenvolvimento de habilidades empreendedoras, na criação de empregos, e na geração de crescimento econômico.
Parcerias Locais: No Brasil, o SEBRAE é o grande responsável pela implantação deste programa que já mudou a vida de milhares de pessoas.
Se liga em mais essa entrevista!
Fotos: