A contratação de seguros tem algumas etapas um pouco diferentes da contratação de outros serviços. Para serviços em geral, quando você aprova o orçamento, que normalmente já é uma proposta, pode-se dar o início da prestação de serviço.
Nos seguros, quando você aprova a cotação (que equivale ao orçamento) ainda não está aprovada a proposta: Curiosamente, neste caso, é o cliente que faz uma proposta à seguradora. Tanto é que, assim que transmitida a proposta pelo corretor, é a seguradora que vai dizer se a aceita ou não (é um direito da seguradora). Então, em todos os ramos de seguros, começam a contar 15 dias úteis para a seguradora fazer sua avaliação sobre aceitar ou não o risco.
Passado este intervalo, caso a seguradora não tenha se manifestado, em mais 30 dias será emitida a apólice, mas com o seguro já valendo desde o início da vigência. Você apenas deixa de estar segurado a partir da transmissão da proposta se a seguradora se manifestar antes dos 15 dias úteis iniciais.
Isso nos leva à segunda dúvida:
Ocorrendo um sinistro, em quanto tempo se é indenizado?
Por lei, assim que apresentados os documentos solicitados pela seguradora, em 30 dias a indenização deve ser paga (entre as melhores seguradoras, há casos de resolução de sinistros em menos de uma semana).
Diferentes documentos são necessários para diferentes tipos de sinistros, nos diferentes tipos de seguros (Automóvel, Frota, Residencial, Compreensivo Empresarial, Vida, Saúde, etc.). Portanto, na prática, o prazo dependerá também de em quanto tempo são apresentados os documentos, pois os 30 dias contam a partir da entrega dos mesmos.
Nessa hora, contar com a ajuda do corretor para a escolha de seguradoras de primeira linha, organizadas, e que solicitam tudo o que é necessário de uma vez, ajuda a agilizar o processo.
Antes mesmo do recebimento da apólice (que leva mais tempo, como vimos acima), para garantir que você está imediatamente segurado, certifique-se de receber cópia da proposta transmitida para a seguradora.
Como dica final, guarde cópias de proposta e apólice em locais destinados para tal (para facilitar a localização das informações quando necessárias) e, também, mantenha salvo na agenda do celular os contatos da seguradora.