Search

Duas empresas catarinenses já produzem concreto que retira CO2 do meio ambiente

Não é de hoje que a construção é considerada um dos setores mais poluentes do mundo. Estudos publicados pelo The Guardian no último ano apontam que de 4 a 8% do CO2 emitido vem da produção do concreto. E é justamente na criação dessa matéria-prima que novas tecnologias atuam com uma pegada ESG que veio para ficar. De olho neste mercado, a Camargo Química, empresa especializada em soluções sustentáveis para a construção, trouxe para o Brasil um sistema que retira CO2 do meio ambiente e o injeta na mistura do concreto. Nessa etapa, o gás carbônico é transformado em outro mineral, o COMPLETAR, que além de não poluir, garante mais durabilidade à mistura.

Duas concreteiras brasileiras já adotaram a solução: a Pré-vale e a Traço Forte Concretos, ambas de Santa Catarina. “O sistema contribui com uma expectativa de reduzir o consumo de cimento na ordem de 5%. Se nós temos a oportunidade de contribuir para a redução de poluentes na atmosfera, por que não? Temos no nosso DNA essa preocupação com o meio ambiente, com a sustentabilidade, com as pessoas. Podemos fornecer aos nossos clientes um produto que possa ser visto como transformador”, destaca afirma Gilmar Jaeger, fundador e diretor geral da Pré-vale.

“Ao adotar a tecnologia estamos mostrando que é possível contribuir com o meio ambiente, melhorando ainda mais a qualidade do produto. Com a parceria, além de produzirmos um produto com maior resistência e maior durabilidade, teremos uma redução significativa em relação à emissão de CO2, nosso maior foco com a implantação do sistema.”, afirma Cristian Vitoreti Fernandes, engenheiro responsável da Traço Forte Concretos.

Fábio Camargo, CEO da Camargo Química, explica que o sistema traz uma série de benefícios, a começar pela sustentabilidade. “A cada metro cúbico de concreto produzido, o sistema captura e retira do ambiente de 12 a 15 kg de gás carbônico. Além disso, traz viabilidade com a possibilidade de a empresa produtora de concreto ingressar no mercado de crédito de carbono, comercializando seus índices sustentáveis para grandes emissores que precisam se comprometer com a sustentabilidade”, diz o executivo.

Atualmente, o cimento ocupa a posição de segundo insumo mais consumido no mundo, perdendo apenas para a água em termos de demanda global. No entanto, ao introduzir o sistema de redução de CO2 na mistura de concreto, podemos vislumbrar um cenário altamente positivo para o meio ambiente. Estima-se que essa inovação tenha o potencial de resultar em uma redução anual de 500 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) liberadas na atmosfera em escala global. Essa contribuição significativa para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa posiciona esse tipo de inovação como um avanço crucial na busca por soluções sustentáveis na indústria da construção civil.

Sobre a Camargo Química

Companhia especializada em soluções químicas para a construção, a Camargo Química tem 15 anos de mercado e foco no desenvolvimento de produtos que reduzem desperdício e impacto ambiental. Possui sede em Pomerode (SC), unidades em Goiás, Pernambuco e São Paulo além de vender para todo o Brasil e Exterior. São mais de 100 produtos no portfólio da empresa, desenvolvidos em laboratório próprio ou distribuídos através de parceiros com atuação global.  Aditivos para concreto, tecnologias que reduzem a emissão de CO2 no meio ambiente e soluções de ácido biodegradáveis para limpeza do canteiro de obras fazem parte do carro-chefe da marca.Mais informações: www.camargoquimica.com.br


Fonte: Sabrina Hoffmann – TREVO COMUNICAÇÃO

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

EmpreendaSC Talk em Blumenau

3° EmpreendaSC Talk Reúne Empreendedores em Blumenau para uma Noite de Conhecimento e Relacionamento

Empreendedorismo
VA_9449

Blumenau Sedia a 3ª Edição do EmpreendaSC Talk – Um dos Maiores Eventos de Empreendedorismo da Região!

Empreendedorismo
Paytrack capta R$ 240 milhões

Paytrack capta R$ 240 milhões e planeja expansão global

Notícias
Mutirão para MEIs, regularização MEI Blumenau, MEI pendências fiscais, Prefeitura de Blumenau, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atendimento MEIs, microempreendedores individuais, pontos de atendimento MEI, Simples Nacional MEI, economia local.

Mutirão para Regularização de MEI em Blumenau: Garanta Suas Contas em Dia

Notícias
Porto de Imbituba recorde histórico

Porto de Imbituba alcança recorde histórico com 8,3 milhões de toneladas em 2024

Notícias