Search

Distribuição e Varejo num só negócio

Conheça o case de sucesso da Coremma Auto Peças e Ferramentas

Nosso entrevistado de hoje é Bruno Augusto Vedana, a terceira geração da família das lojas Coremma.

A tradicional loja Coremma, como todos conhecemos, foi fundada no ano de 1975, e o nome Coremma foi originado dos nomes dos antigos proprietários. Na época, vendiam apenas parafusos. Em 1982, foi adquirida pelo senhor Manoel da Cunha, avô de Bruno, que veio de Lages para Blumenau com seus 7 filhos para empreender. Manoel, ou Nelo como era conhecido, mudou a estrutura da loja, implantando também peças automotivas.

Mal estavam instalados e começando a ideia promissora na cidade e já sofreram com as cheias de 83 e 84, enfrentando muitos desafios. Em 1989, tiveram uma crise e entraram em concordata. Foi então que o pai de Bruno, que era o genro do senhor Manoel, entrou na gestão da empresa reestruturando tudo e alavancando a empresa como um todo. Com muita clareza em suas ações, cautela em todos os passos e uma facilidade em ser um líder inspirador, juntamente com a equipe, ele conseguiu conduzir a empresa para o crescimento e desenvolvimento de forma concreta.

Bruno é formado em Educação Física e entrou na empresa apenas para aprender sobre negócios. Trabalhou em várias áreas da empresa, inclusive almoxarifado, e foi se apaixonando pelo negócio, seguindo os passos do pai. Inspirado por seu pai, fez um curso de Marketing e logo começou a implantar seus conhecimentos técnicos na empresa, gerando bons resultados e tornando ainda mais satisfatório o fato de continuar este legado. Hoje, está há 12 anos na empresa e lidera como gestor de projetos. Durante a pandemia, enfrentou um grande desafio ao liderar a gestão das lojas no lugar de seu pai, que havia ficado entubado devido ao COVID-19. Como ele mencionou: “Não tive muito tempo de pensar, apenas mergulhei de cabeça”, assumindo assim a responsabilidade e ficando durante todo período deu recuperação do seu pai à frente da gestão das lojas Coremma.

Há cerca de dois anos, Bruno conseguiu implantar dentro da Coremma o projeto digital de vendas através do Mercado Livre e e-commerce. Foram longos períodos de estudo e avaliações e, atualmente, o projeto representa cerca de 6% do faturamento. Contam com uma equipe exclusiva de 7 colaboradores cuidando apenas deste meio de venda digital. Para Bruno, o importante é seguir em passos curtos e com qualidade, estudando cada mudança dou mercado e-commerce e estruturando de forma assertiva.

Atualmente, a empresa é gerida pela família, tendo cada loja seus gestores internos e à frente Bruno e seu pai. Também compõem o quadro da gestão cada um com seu setor específico: a mãe de Bruno, mais duas tias e dois primos. Bruno destaca que, mesmo sendo uma empresa familiar, existe muita união e fala da importância desta união, principalmente a que existe entre83 suas mães e tias, filhas do idealizador de tudo.

Hoje, com 49 anos de existência, 12 lojas sendo 4 delas em Blumenau, a Coremma comercializa para o varejo e atacado e se tornou referência na comercialização de autopeças, fixadores e ferramentas. Conta com 620 colaboradores, sendo 140 deles motoboys registrados pela própria empresa. Eles são os responsáveis por agilizar o processo da chegada das peças até os mecânicos, principalmente em situações de emergência, onde o mecânico precisa de uma peça urgente para um conserto imediato.

Dentro da gestão, aplicam estratégias de venda, como parcerias e preços diferenciados para mecânicos, priorizando atendimento personalizado e de qualidade de forma bem humanizada. Estão com projeto de construção de um CD para otimizar ainda mais a logística, organização de estoque e estrutura das lojas, gerando ainda mais qualidade, agilidade e assertividade nos negócios.

Confira nosso episódio completo.

Ouça nosso conteúdo no spotify

Confira as nossas fotos

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Comércio em Santa Catarina.

Otimismo e Crescimento no Comércio de Santa Catarina em 2024

Notícias
Santa Catarina incentiva R$ 752 milhões

Santa Catarina incentiva R$ 752 milhões em investimentos privados

Notícias
Segurança no Pix

Como o Pix Revoluciona Pagamentos com Segurança e Acessibilidade

Notícias
Meta enfrenta ação bilionária

Meta enfrenta ação bilionária por exploração de dados no Reino Unido

Notícias
W1 Consultoria expande para Itajaí e Blumenau

W1 Consultoria abre escritórios em Santa Catarina e Blumenau

Empreendedorismo