A Páscoa é um ótimo período para quem faz trabalhos artesanais preparar um pequeno estoque e aceitar encomendas para reforçar o orçamento familiar. Para artesãos e artesãs que querem aproveitar o período para impulsionar as suas vendas, a Bruna Szpisjak, professora do Time de Artesãos da Círculo, reuniu algumas questões que podem ajudar a definir o seu mercado e nicho de atuação e ainda ideias super criativas para vender mais.
Segundo Bruna, é preciso garantir produtos à pronta-entrega para não perder as vendas. Mas antes de investir na confecção dos produtos, é necessário atentar-se para algumas informações como: quem são seus clientes? Por quais produtos eles procuram? Qual o valor aproximado estão dispostos a pagar por cada produto? Seria para uso próprio ou para presente? Analise também o seu negócio a partir destas perguntas: quais tipos de produtos você consegue confeccionar e gerenciar seu tempo de produção? Quanto você estaria disposto a investir em matéria-prima e embalagem para a produção? Quem são seus colaboradores, parceiros e fornecedores?
Após essas reflexões sobre o seu público e negócio, a professora do Time de Artesãos da Círculo preparou algumas ideias criativas para que artesãos e artesãs possam surpreender seus clientes. Confira:
1. Crie uma história divertida: você pode definir uma temática para sua coleção de coelhos em Amigurumi, por exemplo. É uma boa forma de comunicar o sentido da Páscoa e da família para o cliente. Nesta coleção, a partir de um Amigurumi matriz, personalize cada integrante aplicando adereços como laços, gravatas, roupinhas e acessórios. Para uma coleção tão especial como essa, é preciso investir em uma bela embalagem e comunicar que a edição é limitada (o que aguça ainda mais o desejo pela aquisição do produto, por ser exclusivo e único). No site da Círculo tem a receita gratuita de um coelho em Amigurumi que pode ser customizado conforme a coleção ou preferência do cliente.
2. Faça kits de produtos diversificados: se você domina o crochê e a sua amiga a cozinha, que tal estabelecer uma parceria de sucesso? Por exemplo, ofertar cestos com diferentes produtos para essa data tão especial. Dentro de um cachepô pode conter compotas de geleia, mel, biscoitos e chocolate. Uma proposta linda e super saborosa. No site da Círculo tem o passo a passo para confeccionar um cesto de crochê conduzido com a temática da Páscoa.
3. Reaproveite sobras de fios: nós sabemos que, em muitos casos, o investimento para a matéria-prima para a produção de artigos feitos à mão pode comprometer o orçamento do artesão. É neste momento que precisamos exercitar um pouquinho mais de criatividade para desenvolver produtos com sobrinhas de fios, apostando em peças como: panos de prato, chaveiros de coelhinhos e cenouras de Amigurumi, mini cestos entre outros. No site da Círculo você encontra como fazer todas essas opções.
Para obter sucesso nas vendas, além das ideias apresentadas, é importante que você foque em:
– Uma boa divulgação por meio de ações de marketing: capriche nas fotos, escreva textos divertidos, mas contendo detalhes sobre o produto e venda, interaja com os clientes por meio de enquetes e caixinhas de perguntas, registre o processo de confecção dos produtos, entre outros;
– Aposte em brindes em compras acima de um determinado valor: podem ser chaveiros de pompons, ovinhos de chocolate ou bombons. É importante que os brindes não interfiram no lucro;
– Ofereça o serviço de entrega. Nada como receber em casa uma linda cesta de Páscoa recheada de mimos e delícias para comemorar a data.