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Convenção de vendas: como escolher o conteúdo ideal para motivar o time

A convenção de vendas é um dos pontos altos do calendário corporativo, geralmente realizada no final ou logo no início do ano. Além de ser uma oportunidade de alinhar estratégias e discutir resultados e objetivos, o evento também funciona como ferramenta de incentivo à integração e engajamento dos colaboradores, garante o consultor empresarial, mentor de negócios e palestrante Roberto Vilela.

Segundo ele, tal momento é importante para empresas de todos os portes e segmentos, sendo, também, propício para a disseminação de informações que ajudam na evolução profissional da equipe. Mas, para que isso ocorra, a escolha do conteúdo que será apresentado merece atenção. “A seleção do conteúdo é um elemento-chave para garantir não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o engajamento dos vendedores, essenciais para o alcance de metas e o sucesso organizacional. Para isso ele deve ser motivador, prático e, acima de tudo, relevante”, destaca o especialista.

Seja apresentando estratégias inovadoras, compartilhando cases de sucesso ou promovendo sessões interativas, o conteúdo deve ser uma mistura equilibrada de informação e inspiração. Para auxiliar na preparação dessa parte da convenção, o consultor destaca alguns fatores a serem levados em consideração na hora da seleção. 

“Ao escolher o conteúdo é preciso levar em consideração os objetivos da empresa, ou seja, o que espera alcançar com a convenção e quais são as metas de vendas para o próximo período. Também as necessidades do time de vendas, quais as principais dificuldades e desafios enfrentados e quais as habilidades e conhecimentos que são preciso desenvolver. Além disso, é necessário analisar o cenário competitivo, o que significa levar em consideração como está o mercado e quais são as tendências”, explica Vilela.

Presencial ou online

A escolha entre uma convenção presencial ou online depende de uma série de fatores, como o tamanho da empresa, o número de participantes, o orçamento e a disponibilidade de recursos tecnológicos. Sendo também possível a realização de um evento híbrido, no qual a combinação permite aproveitar o melhor de ambos, oferecendo experiências ricas e acessíveis a todos.

“As convenções presenciais oferecem uma experiência mais imersiva e interativa, pois permitem que os participantes se relacionem uns com os outros e com os palestrantes. No entanto, elas também são mais caras e complexas de organizar. As online são mais econômicas e flexíveis, pois podem ser acessadas por participantes de qualquer lugar do mundo. No entanto, podem ser menos interativas e envolventes”, analisa o especialista. 

Independentemente do formato, querer criar uma experiência memorável para os participantes é o primeiro passo para que a convenção tenha sucesso. E, para que isso aconteça, é preciso investir em uma boa programação, com palestrantes e atividades que sejam interessantes para o público-alvo, além de um ambiente agradável.

Sobre o especialista

Roberto Vilela é mentor e estrategista de negócios, com atuação nas áreas comercial e de gestão. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, treinamentos e apoiando na elaboração de táticas empresariais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. No Instagram, o profissional também traz dicas, insights, bate-papo com gestores e outros conteúdos relacionados a gestão, liderança e performance. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.


Fonte: Francieli Correa – TREVO COMUNICAÇÃO

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