Search

Como reduzir custos com o seguro de vida dos colaboradores?

Os gastos com pessoal representam um grande percentual do orçamento das empresas. E, independentemente de momento político/econômico, é sempre interessante reduzir custos. Assim, vamos conhecer formas de, sem cortar benefícios, economizar com o Seguro de Vida dos colaboradores.

Diversos segmentos empresariais têm obrigatoriedade de fornecer seguro de vida por conta de convenções coletivas. Da mesma forma, há empresas que, mesmo não obrigadas por questões sindicais, prestam serviços para outras empresas que acabam exigindo o seguro de vida para que possam ser fornecedoras. Nestas duas situações, claro que simplesmente não oferecer seguro de vida deixa de ser uma opção.

Há, ainda, as empresas que, mesmo não tendo nenhuma obrigatoriedade, são conscientes de que benefícios como os de um seguro de vida ou de uma previdência privada acabam contribuindo para reter talentos.

Vejamos, então, dois caminhos para economizar:

Um dos caminhos para as empresas, quando permitido, é descontar em folha o valor de investimento que cabe ao colaborador. Nesta situação, um argumento interessante a utilizar junto do colaborador é que, por ser um plano empresarial, o investimento será mais acessível do que se ele fosse contratar as mesmas coberturas de forma individual.

Uma segunda possibilidade, principalmente dependendo de como foi a contratação original, é simplesmente solicitar uma nova cotação. Veja por quê: Muitas vezes, os seguros empresariais ou pessoais são contratados nos bancos. E o banco, para poder vender seguro, normalmente tem a parceria de uma única seguradora. Como são mais de 100 seguradoras em operação no Brasil, ao contratar no banco, a apólice tem menos de 1% de chance de ser a melhor.

O mesmo problema acontece ao buscar por uma seguradora específica.

Por isso, a cotação e contratação deve ser feita sempre via corretor de seguros independente, que consulte todas as melhores seguradoras. Assim, há uma grande possibilidade de até mesmo incluir benefícios e, além disso, poder investir menos. Muitas empresas não imaginam, por exemplo, que além das coberturas destinadas para o colaborador, há também aquelas que pagam uma indenização também para a empresa (já que há custos com rescisão, seleção, contratação, treinamento), quando acontece um sinistro com um membro da equipe.

E lembre-se que você não precisa aguardar o fim da vigência do seu seguro atual para a contratação de um seguro com melhores condições. Por ter pagamento mensal, o seguro de vida pode ser trocado a qualquer momento.

Afinal, gerar economia é algo bom a fazer o quanto antes.


* As informações divulgadas e opiniões expressas pelos nossos colunistas neste site são de total responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente o ponto de vista do Empreendasc.


Assista agora:
Empreendasc cast com Marcos Almeida

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Kako Waldrich fotógrafo

Kako Waldrich: 30 Anos de Fotografia em “04 Elementos & Oito Direções”

EmpreendaSC Cast
Brasil no Top 3 do uso do ChatGPT

Brasil no Top 3 do uso global do ChatGPT: impacto no empreendedorismo catarinense

Inteligência Artificial
mma1.jpg

Boxe Killer 4 movimenta Blumenau neste sábado com promessa de nocautes e cinturões em jogo

Eventos
Inteligência Artificial nos negócios

EmpreendaSC Talk #4: A Virada de Chave para Empreendedores na Era da IA

Destaques
Cleber Roberto Waldrich inovação em eventos

Cleber Roberto Waldrich: 20 Anos de Excelência e Inovação em Tecnologia e Eventos

Destaques