A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) interditou totalmente a Refit (ex-Refinaria de Manguinhos), no Rio de Janeiro, devido ao risco de incêndio.
A decisão foi tomada após uma vistoria que constatou o risco grave na unidade. A refinaria já estava parcialmente interditada desde outubro.
Risco Grave Iminente
Em vistoria realizada em 14 de janeiro, foram identificadas seis situações de risco grave relacionadas às barreiras preventivas e mitigadoras.
A interdição, formalizada em 29 de janeiro, abrange toda a instalação produtora de derivados de petróleo, incluindo áreas de processo, movimentação, tancagem, expedição e carregamento, exceto a movimentação necessária para retirar o inventário de produtos combustíveis e inflamáveis.
De acordo com os fiscais, falhas como a falta de pressão nos jatos d’água e a inoperância de bombas de segurança tornam a continuidade das atividades inviável até que as adequações sejam feitas.
A Refit é controlada pelo empresário Ricardo Magro. A empresa está no centro da Operação Poço de Lobato, que investiga um esquema de sonegação fiscal.